Organizações Associadas:

Seja bem vindo

Parceiros

 

ABCRED

BADESC

BNDES

BRDE

CAIXA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - PNMPO

SEBRAE NACIONAL

SEBRAE/SC

Gouvea dos Reis

Histórico

 

HISTÓRICO DA AMCRED-SC

Vários países da América Latina há muito conhecem a palavra Microcrédito e, até hoje, utilizam o termo Microfinanças por considerá-lo mais amplo. Sempre com iniciativas empreendedoras, os precursores desta ferramenta de inclusão social, colocaram-se frente às suas instituições e mais especificamente à sociedade propensos sempre ao desenvolvimento de um trabalho voluntário e que de fato agregasse mais cidadania para os possíveis clientes.


O microcrédito produtivo e orientado em Santa Catarina surgiu no final dos anos 90, consolidando-se na década seguinte, com a implantação de Organizações Não-Governamentais para operar um modelo alternativo de crédito para micro e pequenos empreendimentos formais e informais, o microcrédito. Em seguida, essas mesmas organizações, foram certificadas como OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça e passaram a integrar o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado (PNMPO) coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.


Instaladas em todas as regiões do estado de Santa Catarina e dando cobertura a 100% dos municípios catarinenses já em 2003, eram 19 instituições implantadas no Estado.


Em 2004 o crescimento e a necessidade de profissionalização plena das organizações despertaram nas principais lideranças do setor a necessidade de padronização, otimização, ampliação do atendimento e, por conseqüência, dos resultados. Incentivado pela Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina – BADESC deu-se inicio a um movimento associativo para estudos e implantação de uma associação estadual, que teria como objetivo principal a consolidação de um trabalho em rede, além de conferir representatividade institucional ao conjunto de entidades associadas cuja contribuição ao segmento de micros e pequenos empreendedores é expressiva, através de operações de credito que superam 500 milhões de reais aplicados ao longo deste período até os dias atuais, além da orientação técnica aos tomadores proporcionada pelos agentes de crédito de acordo com os pressupostos do modelo alternativo de credito preconizado para o segmento.


Com o decorrer do tempo, o movimento ganhou força e coube aos dirigentes tomarem a iniciativa de promoverem e organizarem os encontros e debates que percorreram várias cidades do estado discutindo e definindo o modelo e seus regimentos.


Em 25 de março de 2006 com a participação de 13 instituições fundadoras, foi constituída, em Assembléia Geral realizada na cidade de São Miguel do Oeste especialmente convocada para tal, a Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina – AMCRED-SC.


Foram associadas fundadoras:
1.           ACREDITE – Rio do Sul;
2.           BANCO DA FAMÍLIA – Lages;
3.           BANCO DO EMPREENDEDOR – Florianópolis;
4.           BANCO DO POVO – Chapecó;
5.           BANCO DO VALE – Blumenau;
6.           BAPEM – Caçador;
7.           BLUSOL – Blumenau;
8.           CASA DO EMPREENDEDOR – Joinville;
9.           CREDIAMAI – Xanxerê;
10.         CREDICONFIANÇA – São José;
11.         CREDIOESTE – Chapecó;
12.         EXTRACREDI – São Miguel do Oeste;
13.         PLANORTE – Canoinhas.


Subscreveram a lista de presença desta assembléia histórica as seguintes pessoas que atuaram voluntariamente no decorrer de todo o processo:
- Volni da Silva Muniz – Credivale;
- Luiz Carlos Floriani – Banco do Empreendedor;
- Romeo Vier – Planorte;
- Gilson José Pedrassani – Planorte;
- Gerson Roberto Röwer – Credioeste;
- Miriam Felippi – Credioeste;
- Carlos Armando Carreirão – Crediconfiança;
- Carlos Alberto Ceretta – Bapem;
- Rosângela Link – Bapem;
- Ieda Margarete Oro – Extracredi;
- João Geraldo Bernardes – Casa do Empreendedor;
- Sadi Rafael Pavan – Crediamai;
- Edson Luiz Baldissera – Banco do Povo;
- Amadeu Trentini – Blusol;
- Cláudio Giovani Peixer – Blusol;
- Nelo Slomp – Acredite;
- Lino Scariot – Extracredi;
- Marcio Oliveira da Silva – Banco da Família.


Na assembléia de fundação foi eleito o primeiro Conselho Executivo que conduziria os passos iniciais da entidade que foi assim composto:
Presidente: Romeo Vier;
Vice-Presidente Estadual: Luiz Carlos Floriani;
Vice-Presidente Regional Oeste: Miriam Felippi;
Vice-Presidente Regional Sul: Márcio Oliveira da Silva;
Vice-Presidente Regional do Vale do Itajaí: Volni da Silva Muniz;
Vice-Presidente Regional Norte: Renato Timm Marins.


A AMCRED-SC dispõe de uma sede com estrutura física dotada de duas salas completamente equipadas e conta com o apoio de uma secretaria executiva. A sede está localizada na capital do Estado:

Rua Conselheiro Mafra, n° 758, sala 202 - Ed. Kosmos
Centro, CEP: 88010-102
Florianópolis/SC