Notícias
04.04.2011 - Fitch eleva rating do Brasil para "BBB"
12/07/2011
A Fitch Ratings elevou o Rating de Probabilidade de Inadimplência (IDR, na sigla em inglês) do Brasil de BBB-, primeiro nível de grau de investimento, para BBB. A perspectiva da nova nota é “estável”, o que indica a tendência de manutenção da nota no curto prazo.
Em sua avaliação, a agência considerou o potencial de crescimento sustentável da economia brasileira dentro da faixa de 4% a 5%. A Fitch ainda destaca que a perspectiva para a situação fiscal brasileira e o fortalecimento da posição de liquidez externa do Brasil melhorou a capacidade do país de absorver choques.
A Fitch ainda cita que a transição de poder no Brasil, com o início da administração Dilma Rousseff, tem sido suave.
Sobre a Fitch
A agência tem presença de rating em mais de 90 países, com um staff analítico e profissional de 2.101 pessoas, distribuídas por 50 escritórios no mundo inteiro.
A Fitch atribui classificações para instituições financeiras, empresas, operações estruturadas, seguradoras, fundos de investimentos, gestores de recursos, ratings soberanos e mercados financeiros públicos.
A Fitch é uma das três agências de rating com massa crítica em todas as áreas de classificação de risco e reconhecida por todas as autoridades reguladoras, fornecendo ratings e pesquisa com a mais alta qualidade a investidores de mercados de capital globais.
A agência atribui ratings a instituições financeiras, sendo 3.231 bancos, 105 países e cerca de 1.700 empresas; e monitora 6.689 financiamentos estruturados no mercado norte-americano e 45 mil títulos municipais para os quais foram atribuídas classificações. Entre as instituições financeiras, a Fitch atribui ainda ratings a 2.294 seguradoras.
Fonte: Valor Econômico