Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

04.07.2011 - I Fórum BID teve a participação de representantes do Banco do Planalto Norte

12/07/2011

Os representantes do Banco do Planalto Norte, organização associada à Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina, Sra. Norma Maria do Valle – do Conselho de Administração e o Gerente Executivo, senhor Nivaldo Brey Junior participaram nos dias 27 e 28 de junho do I Fórum BID para o Desenvolvimento da Base da Pirâmide na América Latina e Caribe.

 

O evento, promovido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), reuniu em São Paulo cerca de 800 pessoas de mais de 30 países que participaram de uma série de painéis onde foram discutidos modelos de negócios inovadores que atendem à população da chamada “base da pirâmide”, ou seja, os estratos da população de menor poder aquisitivo.



De acordo com Nivaldo, o nível do Fórum foi bastante elevado, com a participação de diversas autoridades do setor governamental brasileiro, imprensa, e organismos internacionais. Nivaldo comentou que pode notar que Santa Catarina está bem à frente dos demais estados, em termos de articulação e organização, em contrapartida em âmbito nacional há uma ausência de representatividade, “No Brasil nós carecemos de uma organização ainda maior, uma vez que nacionalmente estamos sem articulação e engatinhando em organização”, disse.


Entre os painéis assistidos, destacou o seminário “Criando um ecossistema de Pequenas e Microempresas (PMEs) que servem a Base da Pirâmide” que contou com a participação do Presidente Nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), senhor Luiz Barretto.

Em seu discurso Barreto ressaltou o crescimento da chamada nova classe C com a incorporação de 28 milhões de brasileiros que saíram da pobreza absoluta nos últimos 8 anos e festejou os 4 anos do Super Simples para tirar da informalidade os micro empreendedores, “Hoje as PMEs representam 98% das empresas brasileiras, mais de 20% do PIB nacional e 53% dos empregos”, informou.

Segundo ele, boa parte dos bolsistas dos programas do governo podem ter no empreendedorismo e no microcrédito a grande saída para seu sustento futuro, “Existe hoje na gestão do Sebrae o entendimento da segmentação do setor (APLs - Arranjos Produtivos Locais, cooperativas, núcleos), sabendo customizar e atender as necessidades dos empreendedores, trabalha-lo e qualifica-lo, sem esperar que ele venha a nós, ou seja, nos moldes do microcrédito, indo até as comunidades”, disse.

O Sebrae espera alcançar o número de 5 a 6 milhões de empreendedores individuais nos próximos anos. Barretou completou sua fala dizendo que irá trabalhar para uma legislação adequada pelo crédito e em especial para os empreendedores individuais através do microcrédito, treinamento e mercado para o segmento.

Clique aqui e acesse o resumo completo das palestras do I Fórum BID para o Desenvolvimento da BASE da Pirâmide na América Latina e Caribe.


Assessoria de Comunicação AMCRED-SC