Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

06.12 2013 AGE conta com presença maciça dos associados

06/12/2013

Os preparativos para a realização do VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, entre 17 e 19 de novembro do ano que vem, na sede da Associação Catarinense de Medicina, na SC-401, em Florianópolis, a aprovação do planejamento estratégico e do orçamento de 2014 e o ingresso de um novo integrante entre os associados, a partir do ano que vem, figuram entre os destaques da Assembleia Geral Extraordinária realizada pela AMCRED-SC (Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina), na quarta-feira, dia 4 de dezembro, em Lages.

Representantes de 16 das 17 Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) das integrantes da AMCRED-SC participaram da assembleia realizada no Map Hotel. Durante o encontro, ficou acertado que a comissão organizadora do VI Fórum Banco Central de Inclusão Financeira será formada por representantes do Banco Central, do Sebrae, AMCRED-SC, Governo do Estado e da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), por intermédio da Ocesc (Organização das Cooperativas de Santa Catarina). O evento – o primeiro do gênero a ser realizado numa capital onde não está sediada uma base do Banco Central, deverá receber 1.500 participantes, mais do que o dobro deste ano.

O planejamento estratégico e orçamento para 2014 também foram objeto de análise e aprovação durante o encontro. Outro tema tratado foi a padronização contábil e adaptação do sistema de informática, que contou com a participação do gerente do departamento de Economia Solidária do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Paulo Roberto Monteiro; e de dois representantes do Badesc, o diretor vice-presidente e de operações, Luiz Antônio Ramos, e o gerente de operações especiais, Rodrigo Herval Moriguti. “A padronização foi aprovada por unanimidade, o que mostra a nossa preocupação de continuar aprimorando a governança de nossas associadas”, explica Júlio Búrigo, vice-presidente da AMCRED-SC. Outro tema aprovado por unanimidade foi o ingresso, a partir de 2014, da microfinanceira Pólocred ao quadro da AMCRED-SC.

Satisfeito com os resultados dos projetos desenvolvidos ao longo do ano, Búrigo destaca, entre outras questões, a eficiente parceria com o Sebrae-SC. “E não falo apenas no caso do programa Juro Zero, mas também na realização de oficinas voltadas aos empreendedores que, desta forma, vão conhecendo técnicas de gerenciamento que permitem o fortalecimento e a perenidade de seus empreendimentos”, resume Búrigo.

Durante o encontro também foi tratada da elaboração de um código de ética nacional para o setor, assunto que já vem sendo tratado pela ABCRED (Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças), trabalho que será comandado aqui em Santa Catarina por Amadeu Trentini, diretor-executivo da Blusol, que durante este mês de dezembro estará recebendo sugestões para a elaboração do texto. “Apesar do bom relacionamento existente no mercado hoje, sempre é possível aprimorar ainda mais a convivência entre os associados”, assinala o vice-presidente da AMCRED-SC.

E o vice-presidente prevê novas conquistas para o setor em 2014. “Acredito que ainda no 1º trimestre do ano que vem teremos a definição de nosso marco regulatório, com a criação da lei estadual das microfinanças de Santa Catarina”, antecipa Búrigo. A parceria entre a AMCRED-SC e a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) é outro ponto destacado por ele. Pelo acordo, será criada uma central de risco de crédito, que contará com um software a ser desenvolvido pela incubadora da Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense). “Mesmo com o nível de inadimplência dentro dos padrões, trata-se de um reforço nas ferramentas de gestão disponíveis para as Oscips”, assinala Búrigo.