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07.03.2011 - Microcrédito em alta no Vale do Itajaí
12/07/2011
Balanço do BluSol aponta crescimento e mais de R$ 20,4 milhões em empréstimos na modalidade microcrédito.
Aurio Gislon
Com mais de R$ 20,4 milhões liberados em 6,9 mil contratos assinados, o BluSol fechou 2010 com crescimento em relação ao ano anterior. Emprestou dinheiro a micro e pequenos empreendedores e fomentou a economia regional contribuindo na geração de trabalho e renda ao antecipar valores para o desenvolvimento de projetos de trabalhadores formais ou informais, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento sócio-econômico. Foram 5,9 mil clientes ativos no ano passado. A meta é chegar a 7,4 mil em 2011, atingindo a previsão de liberar mais de R$ 23 milhões até dezembro.
O BluSol possui oito filiais que atendem 52 municípios. Com taxa de inadimplência média de 0,76% ao mês, esse tipo de concessão de crédito é o grande facilitador do atual perfil da grande massa de empreendedores brasileiros. Pesquisa realizada pelo BluSol, aponta que do total de atendidos, a maioria é casada (59,3%) e o maior percentual tem dois filhos somente (33,5%). Em relação à escolaridade, 26% têm o Ensino Médio completo. Logo atrás, estão os com bem menos estudo: 20,3% não chegaram a completar a 4ª série do Ensino Fundamental.
Dos empreendedores que financiaram dinheiro pelo BluSol em 2010, 60% eram mulheres. Da lista de entrevistados, 64,6% atuam na informalidade. O empreendimento próprio é a atividade única para 78% dos microempresários, cuja média fica acima da média salarial do brasileiro: o cliente BluSol tem renda mensal de R$ 2,5 mil (fatia de 23,6%), seguido da faixa salarial entre R$ 1.001 a 1.500 (22,3%).
Boa parte precisa encarar o desafio de superar certas dificuldades, como o baixo preço das vendas (14,5%), ou a falta de mão-de-obra qualificada (37,7%). Dos entrevistados, 98% de quem conseguiu microcrédito via BluSol, confirmam o atendimento de suas necessidades com a verba emprestada. A grande maioria (47,2%) utilizou o recurso para melhorias produtivas e 66,3% já mantém planos de negócios para expansão.
Apesar dos elevados números e do crescimento de empréstimos ano após ano, muito se desconhece ainda sobre o microcrédito, empréstimos de valores mais baixos. Ele é um beneficio dirigido a quem não tem acesso a crédito tradicional, especialmente os empreendedores de micro e pequenos negócios. A popularização deste formato se deu graças ao professor Muhammad Yunus que foi o idealizador e realizador de uma experiência pioneira que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz. Yunus começou a conceder, em 1976, em Bangladesh, empréstimos de pequena quantia, inicialmente com seus recursos próprios, para famílias pobres de produtores rurais.
Alguns dados do Balanço Blusol 2010
Faixa rendimento negócio média = R$ 2.000,00
Faixa de renda familiar acima = R$ 2.500,00
A maioria não exerce outra atividade = 78,7%
Trabalha em média 10 horas por dia
Principal problema na empresa é a falta de pessoal qualificado = 37,7%
Grande maioria afirma que empréstimo melhorou a atividade = 98,4%
Tem planos de ampliar a atividade = 66,3%
Indicariam BluSol para amigos = 99,8%
Melhores meses de venda = nov e dez
Piores meses de venda = jan e fev
A principal fonte de receita é o negócio próprio = 61,5%
Boa parte já pegou crédito em outras instituições = 68,2%
Boa parte optou pelo BluSol por indicação de amigos/parentes = 38,9%
O Investimento produtivo foi a principal razão para tomar crédito = 44,3%
Fonte:http://www.adjorisc.com.br/jornais/oriosulense/economia/microcredito-em-alta-no-vale-do-itajai-1.421932