Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

08.07.2011 - Badesc aprova prorrogação do prazo de carência para Organizações de Microcrédito

12/07/2011

Em comunicado com data de 6 de julho de 2011, o Presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina - Badesc, senhor Nelson Santiago, informou que a diretoria da instituição aprovou o pedido de prorrogação da carência nos contratos do Programa de Microcrédito de Santa Catarina.


Até então o prazo de carência nos contratos de microcrédito era fixo em 12 meses. Agora este prazo pode ser prorrogado por igual período, a critério do Badesc, até 60 meses. “Tal medida trará benefícios não apenas para às organizações de microcrédito, mas também aos empreendedores catarinenses que terão mais recursos”, ressaltou Santiago.

O documento ainda informa que o benefício poderá ser ampliado caso o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), atual fonte de recursos do Badesc, permita. Atualmente, a Agência tem um limite pré-aprovado de R$ 70 milhões por semestre com o BNDES – valor que pode ser aumentado, se necessário – além de R$ 320 milhões de recursos próprios em caixa para investimentos.

Segundo o gerente de operações especiais de microcrédito do Badesc, Rodrigo Moriguti, os procedimentos para obter o empréstimo serão bastante simples e desburocratizados. Basta que três meses antes do término do período de carência a organização envie uma carta, cujo modelo será disponibilizado pelo Badesc, solicitando a ampliação do prazo. Após recebimento da correspondência, representantes da agência de fomento farão uma visita de averiguação a organização. Constada a viabilidade do aumento do prazo, a carência poderá ser prorrogada por mais 12 meses e assim sucessivamente, “é de doze em doze meses até chegar a sessenta”, informou.


Para o Presidente da Associação das Organizações de Microcrédito (AMCRED-SC), sr. Luiz Carlos Floriani, a diretoria do Badesc, em especial seu presidente, Nelson Santiago, demonstrou confiança no Programa Catarinense de Microcrédito e em seus operadores, “com esta primeira ação estão dando uma demonstração plena de que acreditam no Programa de Microcrédito de Santa Catarina e em seus operadores, pois esta dilatação da carência para até 60 meses irá proporcionar uma maior capacidade de giro dos recursos sem necessidade de desembolso para amortização a curto prazo. A AMCRED-SC agradece o atendimento desta primeira demanda e reafirma seu apoio e parceria incondicional ao BADESC no que tange a investir cada vez mais nos empreendedores do estado de Santa Catarina proporcionando desenvolvimento econômico e por consequência inclusão financeira e social", concluiu.

A solicitação para o aumento do prazo foi feita no dia 13 de maio durante encontro em Lages, que reuniu representantes do Governo, do Badesc e lideranças das principais Organizações de Microcrédito do Estado para os últimos acertos do Programa Juro Zero.
 

Assessoria de Comunicação AMCRED-SC