Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

08.08.2011 - Credisol é a primeira Organização de Microcrédito de Santa Catarina beneficiada com a aprovação da prorrogação do prazo de carência pelo Badesc

08/08/2011

A Instituição de Crédito Solidário de Criciúma (Credisol), foi a primeira Oscip de Microcrédito de Santa Catarina a receber o benefício do pedido de prorrogação do prazo de carência para pagamento dos empréstimos tomados junto ao Badesc. A aprovação ocorreu após solicitação através de carta direcionada ao Badesc pela diretoria da instituição no começo de julho. Segundo o diretor da Credisol, Júlio Burigo, a resposta foi rápida e desburocratizada tendo a instituição sido visitada por técnicos da Agência de Fomento antes da resposta definitiva.
 
Em ato simbólico, realizado durante a reunião para definir os detalhes dos procedimentos operacionais para implantação do Programa Juro Zero na Fundação Badesc, o presidente do Badesc, Nelson Santiago, repassou as mãos de Burigo uma carta de aprovação da prorrogação do prazo de carência da organização para mais 12 meses. O documento diz respeito a um contrato firmado entre as partes em agosto de 2010, quando o Badesc repassou R$2 milhões a Credisol.
 
Para o diretor da Oscip, as organizações de Microcrédito poderão agora contar com os recursos por período maior, tendo em vista que não será preciso começar a amortizar o capital emprestado junto ao Badesc no prazo escasso de um ano. Outra vantagem, segundo Burigo, é a eliminação das renovações prematuras que sempre acarretam em burocracia e custos adicionais com procedimentos. “Foi uma ótima medida adotada pela atual diretoria do Badesc que favorece os pequenos negócios produtivos e atinge diretamente as classes empobrecidas da base da pirâmide. Assim podemos continuar atendendo o nosso cliente com maior agilidade e conforto”, avalia.
 
A medida foi solicitada por representantes das principais Organizações de Microcrédito do Estado no dia 13 de maio, durante encontro em Lages, promovido pela AMCRED-SC, que reuniu representantes do Governo, do Badesc e das Oscips para acertos do Programa Juro Zero.
 
Até então o prazo de carência nos contratos de microcrédito era fixo em 12 meses. Agora este prazo pode ser prorrogado por igual período, a critério do Badesc, até 60 meses. O benefício poderá ser ampliado ou mesmo encerrado a depender das políticas praticadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), principal fonte de founding do Badesc. 
 
Outras medidas no sentido de reduzir a burocracia e os custos das Organizações de Microcrédito estão sendo estudadas pela diretoria do Badesc. Uma delas é a eliminação da taxa de análise para aprovação de crédito, atualmente em 1%, utilizada para cobrir os custos de deslocamento e manutenção dos técnicos da agência de fomento em visita as Organizações.  
 
                               por Silvestre Lacerda - Assessoria de Comunicação AMCRED-SC - 12h45