Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha
Sem Foto

09.06.2011 - Brasil: São João impulsiona microcrédito produtivo na Bahia

12/07/2011

O São João da Bahia fez a demanda por microcrédito produtivo bater recorde no mês maio. O Programa de Microcrédito do Estado da Bahia – CrediBahia, financiado pela Desenbahia, atingiu marca histórica em aprovações no último mês: 1.909 operações realizadas, que somadas totalizam R$ 3,7 milhões, o que representa 34% a mais que o mesmo período do ano passado. Os segmentos que mais demandaram crédito foram os comerciantes autônomos, feirantes e costureiras, com o objetivo de garantir, principalmente, estoque de produtos para os festejos juninos.

 

De acordo com dados da Secretaria de Turismo, 500 mil pessoas vão percorrer o território baiano nos meses de junho e julho, movimentando a economia, principalmente o comércio das cidades do interior. Com a oferta de crédito a juros reduzidos, os pequenos comerciantes também podem realizar investimentos fixos, com a compra de máquinas e equipamentos ou ampliação de instalações físicas, como explica o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga. “O CrediBahia concede crédito ágil e adequado para impulsionar o crescimento de pequenos empreendimentos. O microcrédito permite o aumento da renda e gera grande impacto na economia de pequenos municípios”, destacou.

 

Carla de Jesus (foto), cliente do Credibahia desde 2007, mantém seu negócio no distrito Porto Novo, município de Santana, a 580 km de Salvador. Como empreendedora, ela se dedica ao ramo de confecções e nesta época do ano seu faturamento cresce com produção de trajes típicos para as quadrilhas juninas. Em sua sexta operação de financiamento, Carla já conta com bonificação (taxa de juros de 1,5% ao mês) e garante que a parceria com o CrediBahia tem melhorado seu negócio. “Atendo a toda a região e com o crédito posso produzir mais”, declarou.

 

Planejamento de Expansão

 

O programa é administrado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pela Desenbahia, em parceria institucional com o Sebrae e prefeituras municipais conveniadas. Os agentes do CrediBahia orientam e acompanham diretamente as atividades produtivas, estimulando o empreendedorismo.

 

Para o gerente de Microfinanças da Desenbahia, Marcelo Mesquita, além do tradicional incremento gerado pelas festas juninas, o Planejamento de Expansão – estratégia desenvolvida pela Desenbahia e a Setre – também teve grande importância para o resultado positivo de maio. “Esse planejamento tem várias ações cujo foco é o aumento da produtividade dos agentes de crédito. Isso fez com que o número de contratos crescesse 13% e o de recursos em dinheiro fosse 34% maior do que o mesmo período do ano passado”, afirmou.

 

Novos postos de atendimento

 

O objetivo do CrediBahia é aumentar a oferta de crédito para pequenos negócios, permitindo a manutenção e a ampliação das alternativas de trabalho para a parcela da população que tem maiores dificuldades de acesso ao crédito em bancos e agentes financeiros. Na semana passada, mais cinco prefeituras baianas assinaram termo de adesão ao convênio do CrediBahia. Em breve, os municípios de Juazeiro, Muniz Ferreira, Heliópolis, Nova Viçosa e Serra Preta terão postos de atendimento do programa. Desde 2007, o CrediBahia já investiu R$ 113 milhões, com mais de 77 mil contratos realizados.

 

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2011/06/08/sao-joao-impulsiona-busca-por-microcredito-produtivo-na-bahia