Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

11-03-2016 Papel das instituições de microcrédito é destaque em revista de Lages

11/03/2016

O microcrédito é o assunto de capa da revista Expressiva, na região serrana do estado.                                                                                                                     

A publicação apresenta a modalidade de crédito como uma alternativa para atender microempreendedores formais e informais que não têm acesso ao sistema financeiro tradicional.

Na reportagem de sete páginas “Microcrédito impulsiona os pequenos negócios”, a presidente da AMCRED-SC, Isabel Baggio, que dirige também o Banco da Família, de Lages, destacou a importância do setor para o crescimento e a manutenção das microempresas em Santa Catarina. A revista salienta que as micro e pequenas empresas respondem por 27% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, que a soma dos serviços e bens produzidos no país, e por 57% dos empregos formais. A matéria mostra que muitas pessoas estão encontrando num pequeno negócio a saída para a crise e, em muitos casos, uma alternativa viável para quem ficou desempregado.

Segundo Isabel Baggio, o microcrédito cresceu no ano passado entre 20% e 35% em Santa Catarina, dependendo da instituição de crédito pesquisada. Ela ressaltou ainda que as Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) que atuam no segmento de microcrédito estão presentes em 100% dos municípios catarinenses, em condições de levar essa alternativa de crédito barata, rápida, menos burocrática e que exige poucas garantias do tomador - às vezes, nenhuma. Além disso, segundo ela, o microcrédito é geralmente acompanhado de orientação na gestão dos negócios, quando necessário.

A reportagem destaca também o trabalho relevante exercido pelas cooperativas de crédito na região.

Leia a matéria completa no link.