Notícias
11.10.2011- Foromic vai abordar o potencial de crescimento das micro e pequenas empresas, especialmente aquelas de mulheres
11/10/2011
SAN JOSE, Costa Rica - A criação de oportunidades econômicas para os pobres deve ser a pedra angular das políticas destinadas a melhorar a segurança pública e promover o crescimento sustentável na América Latina, disse o presidente do BID Luis Alberto Moreno, durante a abertura XIV edição do Foromic 2011 – Fórum Interamericano da Microempresa - organizado pelo Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), membro do Grupo do BID.
Diante de uma platéia de mais de 1.000 pessoas, Moreno disse que o desenvolvimento e crescimento produtivo de micro, pequenas e médias empresas são uma ferramenta poderosa para combater a pobreza, reduzir a informalidade e insegurança. Moreno elogiou os recentes desenvolvimentos na região para promover a participação das mulheres nos mercados de sociedade, trabalho e política, destacando a necessidade de fazer mais para promover a equidade de gênero já que as empresas chefiadas por mulheres são fundamentais para reduzir pobreza.
"Micro, pequenas e médias empresas são uma importante fonte de empregos e crescimento a longo prazo inovadoras, têm o potencial para se tornar um motor para o crescimento inclusivo e sustentável", disse Moreno durante a inauguração do Foromic, que contou com a presença do Presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla.
A fim de criar mais oportunidades econômicas, Moreno disse que a indústria de microfinanças deve expandir seus serviços para as áreas rurais, investindo em inovação e aumentar o acesso ao financiamento, promover a poupança e o uso de tecnologias de informação e comunicação. O crescimento das empresas para além do nível micro é crucial, e que a prioridade deve ser o financiamento para pequenas e médias empresas, especialmente aquelas chefiadas por mulheres, disse ele.
Durante seu discurso Chinchilla disse que a região precisa de políticas para reduzir a vulnerabilidade e aumentar a produtividade das micro, pequenas e médias empresas, que representam cerca de 90% do parque empresarial da região.
"Estamos empenhados em criar um edifício político, social, financeira e capacidade mais eficaz, mais acessível, mais articulado e relevantes para a microempresa", disse Chinchilla.
Foromic, o evento anual mais importante da América Latina e do Caribe sobre microfinanças e desenvolvimento de microempresas, durará até 12 de outubro e é organizada pela MIF em colaboração com o Ministério das Finanças e do Ministério da Economia, Indústria e Comércio de Costa Rica.
Assessoria de Comunicação AMCRED-SC