Notícias
12.01.2012 - Amcred/SC sedia reunião entre Bndes e Abcred
12/01/2012
Uma reunião realizada na sede da Amcred/SC, em Florianópolis, na última terça-feira (10.01) reuniu representantes da Associação Brasileira de Microcrédito (Abcred) e Bndes em mais um capítulo de ajustes e alinhamentos para o fortalecimento da associação que tem por missão representar o segmento das organizações de microfinanças em âmbito nacional. Para o Coordenador de Serviços do Departamento de Economia Solidária do Bndes, Paulo Roberto Anderson Monteiro, presente a reunião, a organização de uma rede de microfinanças é a principal questão no momento a ser resolvida no que tange as Oscips de microcrédito. “Além do próprio fortalecimento da Abcred a grande contribuição será possibilitar o fortalecimento das instituições de microcrédito, em particular as Oscips, e com isso conseguir expandir a oferta de microcrédito no país”, sinaliza.
Para o diretor administrativo e financeiro da Abcred, Amadeu Trentini, as reuniões que vem ocorrendo entre Bndes e Abcred são de fundamental importância. “ Estas reuniões visam melhorar o microcrédito a nível nacional. Ela não é uma reunião regional. O objetivo da Abcred tanto como do Bndes é reforçar o microcrédito em todos os estados e como nós temos na nossa federação várias entidades isso faz como que melhore tanto a parte de capacitação como a parte de founding e sistemas que é um gargalo na nossa atividade”, explica.
Segundo o Presidente da Abcred, Almir da Costa Pereira, o diálogo entre Abcred e Bndes já ocorre há quase dois anos. De acordo com Almir os compromissos que já estão sendo alinhavados possuem conteúdos de formação de gestores, de agentes de crédito, de coordenadores, tem formação para a auto-direção das organizações, investimento em sistemas e founding. "Essa parceria é necessária para que a gente possa traçar a expansão do microcrédito no Brasil. A gente acredita que é possível dar saltos de crescimento nos próximos anos, desde que a gente tenha um bom projeto e uma parceria que assegure isso. Então a parceria da Abcred com o Bndes e claro a Amcred e os associados vai ser muito boa para isso. Nós estamos reunindo potencial e projeto para que isso possa acontecer”, declara.
Entre os resultados alcançados pela Abcred nestes anos de conversação com o Bndes, Almir destaca o limite mínimo de operação para captação de recursos para as Oscips. “Anteriormente o valor mínimo era de R$ 1 milhão de reais, agora é quinhentos mil reais. Isso possibilitou entidades menores fazerem captação de recursos”, comenta. Outra conquista importante da Associação foi obter o apoio do Bndes para a elaboração do projeto de expansão e massificação do microcrédito no Brasil. O projeto foi elaborado em parceria com o fórum latino americano de microfinanças, responsável em por no papel as ideias tendo como base experiências mais avançadas do setor. “Foi uma conquista porque este projeto quando foi afiançado pelo Bndes permitiu a gente construi-lo e vir até aqui. E neste momento a gente amplia o escopo deste projeto, fazendo detalhamento”, completa Almir.
Para o presidente da Amcred e vice-presidente da região sul do conselho de administração da Abcred, Luiz Carlos Floriani, a reunião em Florianópolis faz parte de um grande trabalho que iniciou há dois anos e visa restabelecer a representatividade nacional das organizações de microfinanças brasileiras a partir de um organismo que represente os interesses das mesmas. “Isso tudo foi feito dentro de um planejamento pré-estabelecido que culminou com uma reforma completa dos estatutos, revitalização documental, jurídica e institucional da Abcred e que estabeleceu uma diretoria desde o ano de 2010 que vem se incumbindo nessa missão de fortalecimento institucional. As reuniões fazem parte de uma agenda de reuniões estabelecidas junto ao Bndes que tem como objetivo essa linha de fortalecimentos institucional da Abcred e por conseqüência de todos os seus associados produzindo serviços e ações que venham de encontro aos interesses dos mesmos. Parte desta discussão foi sincronizada hoje para que seja levada a nível informativo para os associados no dia 24 de janeiro numa reunião no Rio de Janeiro”, delcara.
No dia 24 de janeiro, na sede do Bndes no Rio de Janeiro, a diretoria do Bndes e a diretoria da Abcred vão apresentar tudo o que foi feito até o momento e falarão sobre os futuros passos em relação há um grande projeto que está sendo construído há duas mãos: Abcred e Bndes e outros parceiros que ainda serão incorporados.
Fontesul Assessoria de Comunicação