Notícias

15-02-2016 Credioeste adotará Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social
15/02/2016
Agência de microcrédito está em fase de preparação para adotar os Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social.
A iniciativa foi criada para a área de microfinanças como um recurso que objetiva ajudar instituições financeiras (IF) a alcançar suas metas sociais.
O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, enfatiza que a instituição tem indicadores e pode barganhar um fundo internacional para melhorar os projetos, o que resultará em ganhos internos e externos. “Com Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social teremos condições de desenvolver produtos e serviços que atendem as necessidades dos clientes de forma planejada e organizada”.
De acordo o consultor, os Padrões de Desempenho fazem com que a instituição comprove seu caráter social, o que facilita explicar essa questão ao público-alvo. Além disso, com a ferramenta, é possível divulgar, na internet, o trabalho da Credioeste para que todas as instituições internacionais tenham conhecimento e, consequentemente, se interessem em disponibilizar recursos. “Com a credibilidade proporcionada pela ferramenta, a agência de microcrédito estará preparada para buscar recursos em qualquer lugar do mundo”.
Os padrões universais respondem à demanda do setor e estão presentes em um manual de boas práticas. A necessidade de agregar todo o aprendizado das várias iniciativas de desempenho social em um único documento foi indicada por participantes do mundo todo. Os Padrões universais para gestão de desempenho foram criados pelos seguintes órgãos: Cordaid, Ada, BlueOrchard, BNP Paribas, Caspian, Deutsche Bank, Grameen Crédit Agricole, Grassroots, Incofin, Oikocredit, Proparco, Sidi e Triple Jump.
O consultor explica que para a implementação dos Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social são trabalhadas seis dimensões: definir e monitorar metas sociais; assegurar o compromisso do conselho, gerência e funcionários com as metas sociais; desenvolver produtos, serviços e modelos de canais de distribuição que atendam as necessidades e preferências dos clientes; tratar os clientes com responsabilidade; tratar os funcionários com responsabilidade; e equilibrar o desempenho financeiro e social.
Os padrões Universais aplicam-se a qualquer prestador de serviços financeiros com uma ou mais metas sociais. Elas não determinam quais as metas específicas uma instituição deve ter, mas identificam as práticas de gestão que ajudam uma instituição a avançar no sentido de suas metas escolhidas. Eles também demonstram um esforço voluntário expressivo do setor de microfinanças para se autorregular.
COMO SURGIU A INICIATIVA
No ano passado, o presidente da Credioeste Ivonei Barbiero e a gerente executiva Marcia Biffi participaram do Workshop que apresentou os Padrões Mundiais de Desempenho Social, em Florianópolis. O evento foi promovido pela Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (AMCRED), em parceria com a OIKOCREDIT, com apoio do SEBRAE/SC e Social Performance Task Force (SPTF).
O evento visou objetivo socializar experiências exitosas e revisar estudos de caso de instituições de microfinanças que apresentam melhores resultados a partir da adoção de boas práticas para o gerenciamento do desempenho social. Foram expostas questões sobre a gestão do desempenho, destacando sua importância e os benefícios para a instituição.
Márcio Oliveira da Silva, Ivonei Barbiero e Marcia Biffi, durante uma das reuniões sobre a implantação dos Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social
Fonte: MARCOS A. BEDIN (Reg. Prof. SC-00085-JP)
MB Comunicação Empresarial/Organizacional