Notícias
16.02.2011 - Grameen Bank chegará ao Brasil em 2012
12/07/2011
Grameen sela parceria com Santander para ofertar microcrédito no Brasil
Santander, que já trabalha há oito anos com a modalidade, contribuirá com US$ 6 milhões
Há oito anos atuando com microcrédito produtivo no Brasil, o Santander se torna agora parceiro do Grameen Trust (GT), que lançará um programa de microcrédito no Brasil em 2012. A instituição é uma empresa-irmã do pioneiro nessa modalidade, o Grameen Bank, que apoia e promove o microcrédito em todo o mundo como ferramenta para a erradicação da pobreza.
Na sua chegada ao Brasil, a organização ganha apoio do Santander, que contribuirá com um investimento total de US$ 6 milhões. “O Santander acredita numa atuação sustentável. E o desenvolvimento de uma operação de microcrédito que propicie oportunidades de crescimento, geração de renda e inclusão de empreendedores de menor renda, está dentro desse conceito. Em oito anos, ganhamos experiência e expertise para trabalhar nesse segmento, de modo que nos tornamos a maior operação do segmento entre os bancos privados e a segunda maior do País. Agora vamos fortalecer ainda mais o setor apoiando o Grameen”, diz José Paiva Ferreira, vice-presidente executivo sênior de Varejo da instituição financeira.
O Grameen Bank foi fundado em Bangladesh há 35 anos pelo professor Muhammad Yunus. Em 2006, ambos foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz. Atualmente, existem 150 Instituições de Microfinanças apoiadas pela Grameen Trust em 40 países. O Grammen Bank atingiu 8,35 milhões de membros em Bangladesh, enquanto os parceiros do Grameen Trust chegaram a 10,8 milhões de membros em todo o mundo.