Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

16.05.2014 Credioeste comemora 15 anos em café com conselheiros e clientes

16/05/2014

A vontade de alguns visionários, em 1999, de facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores foi levada adiante e tornou-se possibilidade. Nesta segunda-feira, 19, a Credioeste – Agência de Microcrédito completa 15 anos de atuação em Chapecó e região. A data foi comemorada na última sexta-feira, 16, com recepção especial aos conselheiros e clientes.

Na época, prefeito de Pinhalzinho e presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Darci Fiorini falou aos presentes sobre o começo da Credioeste. A entidade que representava juntou-se com a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) e Sebrae/SC para pensar uma forma de auxiliar as empresas de pequeno porte. “Nossa ideia era que cada Prefeitura ajudasse com dinheiro para manter o giro de empréstimos, mas todos tinham medo de não receber o pagamento dos recursos e a administração acabar prejudicada assim como os empresários”, lembrou.

Então buscou-se outros credores, como Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), para cumprir com o pretendido. Hoje, depois de 15 anos, a Credioeste Chapecó tem um histórico de mais de R$ 40 milhões liberados em 13.000 operações realizadas para micro e pequenos empresários. Recursos que foram utilizados como capital de giro ou para investimento em maquinários/equipamentos e, consequentemente, fomentaram e fomentam Chapecó e região.

O presidente Ivonei Barbiero disse que os bons resultados são oriundos de muito trabalho de toda a equipe de agentes de crédito. “Chegamos aos 15 anos com muita maturidade. É um momento especial que precisamos comemorar”, afirmou.  

A Credioeste

A Credioeste – Agência de Microcrédito que é uma organização sem fins lucrativos e atende empresas formais, informais e pessoas físicas autônomas, foi criada com objetivo de apoiar o desenvolvimento de Chapecó e dos municípios da região, mantendo e gerando postos de trabalho, ocupação e renda através do financiamento aos micros e pequenos negócios, atuando exclusivamente na concessão de crédito para capital de giro, capital fixo e capital misto.

Conta com 23 conselheiros, sendo 13 representantes de instituições e 10 conselheiros independentes. A estrutura é composta ainda por 18 funcionários que estão locados em Chapecó, no posto avançado em Pinhalzinho e no posto avançado em Nonoai que atende o norte do RS. 

Com resultados exitosos e que demonstram grandes possibilidades de expansão, criou-se uma metodologia de trabalho própria que consiste em visitas aos clientes para identificar as necessidades e orientar o uso do crédito da melhor maneira. Antes de realizar o empréstimo, é feito um levantamento socioeconômico com o microempreendedor onde são colhidas informações econômicas, sociais e familiares. Dessa maneira, o trabalho da agência acaba se tornando uma espécie de orientação financeira.

 

Fonte: MARCOS A. BEDIN - MB Comunicação Empresarial/Organizacional