Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

16.07 2013 AMCRED-SC realiza encontro na região Oeste

16/07/2013

Em ação conjunta entre a direção da AMCRED-SC (Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina) e a vice-presidência da região Oeste da AMCRED-SC foi realizado na quinta-feira, dia 11 de julho, na sede da Empresa Júnior da Unoesc em Xanxerê, um encontro dos diretores e membros dos conselhos das OSCIPs que operam na região Oeste – Banco do Povo, Crecerto, Credioeste, Extracredi e Crediamai. No encontro, foram tratados temas como a uniformização de procedimentos contábeis, a criação de uma SCMEPP (Sociedade de Crédito ao Microeempreendedor e às Empresas de Pequeno Porte) e de uma Central de Risco, ações de política de prevenção de sobreendividamento dos empreendedores e os preparativos com vistas ao Foromic 2013.
Anfitrião do encontro, Plínio Silveira, diretor da Crediamai e vice-presidente da região Oeste da AMCRED-SC, aprovou a iniciativa. Ele lembrou que os temas tratados vão ajudar no fortalecimento do trabalho de microcrédito e qualificar a gestão das OSCIPs. “A união e troca de informações entre as organizações vai garantir uma gestão mais qualificada e fortalecerá o sistema de microcrédito, bem como seus reflexos sociais”, resumiu Silveira.
O vice-presidente da AMCRED-SC, Júlio Búrigo, salientou a importância da presença dos diretores e dos integrantes dos conselhos diretores das OSCIPs, lembrando que dessa forma as informações são niveladas. “Assim não ficam dúvidas. Com mais informações os conselheiros podem trabalhar mais ativamente, qualificando o trabalho”, resume Búrigo.
A criação de uma central de risco foi um dos temas debatidos. Segundo o vice-presidente, a proposta aprovada durante o encontro foi a de que a AMCRED-SC gestione junto às entidades e centrais de risco já existentes se integrem e passem a fornecer e receber informações sobre o excessivo endividamento dos empreendedores, ao invés de criar um própria central. “Com essas informações, além de avaliar os riscos vamos poder fazer um trabalho de orientação ao empreendedor, evitando que ele inviabilize o seu negócios”, afirmou Búrigo.
Outro tema tratado foi o da uniformização dos procedimentos contábeis das OSCIPs. “A padronização vai dar mais transparência ao sistema e sustentabilidade às instituições”, assinalou o vice-presidente. Durante a reunião, também foram passadas mais informações sobre o marco regulatório do programa de microcrédito do Estado e sobre o Foromic 2013, fórum que será realizado entre 30 de setembro e 2 de outubro em Guadalajara no México, e contará com a participação de comitiva organizada pela AMCRED-SC.
A presidente da AMCRED-SC, Isabel Baggio, se mostrou muito satisfeita com os resultados do evento. “O encontro foi muito bom. Todas as organizações da região marcaram presença com seus diretores e membros dos conselhos. Pudemos ouvir sugestões e tirar dúvidas sobre temas importantes”, resume a presidente. Ela adianta, inclusive, que novos encontros regionais serão realizados no Vale do Itajaí e no Norte do Estado até setembro, antes da realização da assembleia estadual da AMCRED-SC.