Notícias
16.09 2013 Microcrédito impulsiona negócios no Oeste
16/09/2013
O expressivo número de micro e pequenas Empresas (MPEs) é um dos motivos que reafirma a importância do sistema de microcrédito. Caracterizado como um pequeno financiamento destinado a apoiar empreendedores, este tipo de financiamento oferece condições de investir ou ampliar um pequeno negócio.
A Credioeste, agência de microcrédito sediada em Chapecó, libera empréstimos de até R$ 10 mil e pagamento em até 24 vezes. Os financiamentos são desburocratizados e a liberação ocorre em 24 horas. A iniciativa tem como propósito fortalecer os micros e pequenos empreendimentos, informais e formais, objetivando melhorar a renda das famílias e manter ou aumentar os postos de trabalho.
ORQUÍDEAS
Apaixonados por orquídeas, Osmar Zanini (foto) e a esposa Diva investem na produção e comercialização desta planta há cerca de 15 anos. Para investir em estrutura e novas variedades, eles utilizaram o microcrédito sete vezes. O último empréstimo, realizado recentemente, foi aplicado na compra de novas variedades de orquídeas que vêm de São Paulo e Minas Gerais. “Entre as novidades estão a orquídea negra e a orquídea macaco”.
Zanini realça que existem cerca de 200 espécies e aproximadamente 12 mil variedades. Em seu orquidário, de mil metros quadrados no quintal de casa no bairro Palmital, em Chapecó, ele produz cerca de 350 variedades e aproximadamente 12 mil mudas. Além de comercializar para uma carteira fiel de clientes, também vende em uma feira de agricultores de Chapecó e participa de exposições. Entre as variedades mais procuradas estão a phalnoplis, a cimbiduim e a catleias.
Para se manter atualizado, Zanini (que aperece na foto)costuma pesquisar na internet e em livros, pois a evolução é constante. Além de Chapecó, o profissional autônomo é proprietário de um orquidário que está sob os cuidados da filha em Iraceminha. O próximo investimento será na aquisição de uma área de terra para ampliar a produção de orquídeas. “Este trabalho não representa somente uma alternativa de renda, mas também qualidade de vida”, conclui.
SALÃO DE BELEZA
A cabeleireira Cleuza M. Z. Zancanaro, do bairro Cristo Rei em Chapecó, atua no ramo há aproximadamente uma década e, há pelo menos nove anos, é cliente da Credioeste. O investimento mais expressivo com os recursos do microcrédito foi na construção da sala própria, em frente à sua residência em 2010. “O microcrédito é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, destaca.
Cleuza oferece serviços de corte e penteados de cabelo, manicure, pedicure, depilação, entre outros. Com mais de cem clientes fixos, ela prioriza qualidade nos serviços e no atendimento. Também procura estar atualizada, investindo em cursos de aperfeiçoamento, visando a oferecer o que existe de mais moderno na área.
Cliente e amiga, Cleonice Alves confirma o perfil empreendedor de Cleuza. “Os horários são flexíveis, o atendimento não atrasa e os resultados sempre atendem as minhas expectativas”.
BAZAR
Fundada em 1993, a empresa Bruna Bazar, situada na região da Efapi, em Chapecó, comercializa toda linha de bazar, confecção e produtos eletrônicos. Para investir nos negócios, os proprietários Vilson Piloni e Irene dos Santos utilizam o microcrédito há mais de 12 anos. Neste período, foram feitos mais de 15 empréstimos na Credioeste. O último, realizado há cerca de três meses, foi utilizado para modernizar os balcões, no entanto, a maioria dos empréstimos é aplicada para investir em capital de giro.
“O microcrédito é essencial,especialmente para a aquisição de mercadorias para as vendas de fim de ano. Optamos por esta modalidade de crédito pela facilidade no acesso e agilidade na liberação. O retorno sempre foi ótimo”, destaca Vilson.
O bazar recebe cerca de mil clientes por mês. Destes, mais de 400 têm cadastro. “Além de oferecer produtos que atendam às necessidades do cliente, nosso principal atrativo é oferecer um atendimento de qualidade”, finaliza o microempresário.