Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

19.09.2011 - Reunião em Florianópolis apresentou Juro Zero as Oscips e ao Sebrae/SC

19/09/2011

Após aprovação na última quinta-feira (15) do projeto de lei 373/2011 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na última sexta-feira (16) aconteceu uma reunião de trabalho para aparesentar o programa Juro Zero aos diretores e gerentes das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) associadas a AMCRED-SC.  “O Juro Zero é um projeto importante e inovador para a economia catarinense e, com este encontro, estamos dando a mesma agilidade demonstrada pela Assembleia”, definiu o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.
 
O evento, que incluiu a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aconteceu no auditório do Hotel Porto da Ilha, em Florianópolis. Para o o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual, Carlos Augusto Harger, foi uma oportunidade de integração entre os gerentes de crédito e diretores das Oscips com agentes do Sebrae para o programa Juro Zero. “Nosso objetivo era mostrar como o projeto será operacionalizado e chegará até o empreendedor individual”, relata Harger.
 
O Programa Juro Zero atenderá aos microempreendedores individuais (MEIs), com receita bruta anual de no máximo R$ 36 mil. Eles poderão fazer empréstimo de até R$ 3 mil, dividido em até oito parcelas, sendo que os empresários que pagarem as sete primeiras parcelas em dia serão isentados do pagamento da última parcela, sendo responsabilidade do Governo do Estado. Para o presidente do Badesc, Nelson Santiago, está se formando uma parceria ampla para um grande objetivo. “Buscamos o comprometimento de cada uma das partes para o sucesso do projeto”, sinaliza.
 
O gerente de microcrédito do Badesc, Rodrigo Moriguti, fez uma explanação geral do que é o programa para gerentes de crédito e diretores das Oscips de todo Estado. Em seguida, a gerente da unidade de atendimento individual do Sebrae, Soraya Tonelli, deu orientações aos tomadores de microcrédito de estratégias de atendimento. Ainda na reunião, representantes da empresa Kixicrédito, de Angola, que vieram conhecer o sistema de crédito catarinense, falaram de suas experiências com serviços financeiros para a população de baixa renda e em seguida receberam das mãos do Presidente da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (AMCRED-SC), Luiz Carlos Floriani, um jogo de apostilas com um curso completo sobre gestão de negócios recentemente lançado pelo Sebrae/SC.     .
 
Hoje, Santa Catarina possui 50 mil empreendedores individuais e a expectativa do programa é atender 30 mil destes, ou seja, 60%. “As Oscips que irão determinar quem deve ser atendido pelo Juro Zero”, explica o secretário, Paulo Bornhausen. Segundo ele, o governador Raimundo Colombo deseja uma mudança de rumo que utilize o legado do passado, projetando Santa Catarina para o futuro. “Vamos juntos operar uma grande mudança em nosso Estado”, conclui Bornhausen.