Notícias
20.08.2012 - Extracredi promove o Dia da formalização em Palma Sola-SC
19/08/2012
Com o objetivo de informar os micro empreendedores sobre os benefícios da formalização, foi realizado no dia 03 de agosto de 2012, o Dia da Formalização na cidade de Palma Sola-SC. A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Administração Municipal de Palma Sola, juntamente com a EXTRACREDI, teve também a finalidade de orientar os empreendedores, sendo possível encaminhar os documentos para a formalização no Empreendedor Individual (EI).
Para a empresa ser cadastrada na categoria de Empreendedor Individual é necessário um faturamento bruto mensal de até R$ 5 mil ou uma receita de até R$ 60 mil por ano, podendo ainda manter um funcionário registrado, recebendo um salário mínimo ou o piso salarial da categoria. Atualmente, 471 atividades podem ser enquadradas nesta categoria de empresa.
Em relação as vantagens da formalização, o Gerente municipal de convênios e Agente de desenvolvimento da prefeitura de Palma Sola, Rodrigo Mingori, comenta que além dos benefícios previdenciários básicos, o empreendedor pode ampliar seus serviços: "O formalizado pode ampliar suas vendas de maneira legal para o poder público, que inclusive tem programas de compra local. O custo de taxas, que nessa modalidade é reduzido, é garantido pelos benefícios previdenciários a longo prazo e pela possibilidade de aumento da receita a curto e médio prazo", enfatiza.
De acordo com a última pesquisa realizada pela prefeitura da cidade são 74 Micro Empreendedores Individuais formalizados (M.E.Is), sendo que a mesma não mantém uma previsão de quantos empreendedores ainda trabalham de maneira informal. E assim, visando sair da informalidade, é que Vanderlei Luiz Biensfeld, vendedor há dois anos, foi até o evento em busca da formalização: "O meu interesse em formalizar surgiu devido aos benefícios proporcionados ao se legalizar. Considero a iniciativa ótima, pois esclareci minhas dúvidas e ainda conheci as linhas de crédito disponíveis para quem é empreendedor", destaca Biensfeld.