Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

20.09 2013 São Miguel do Oeste sedia curso de formação de agente de crédito

20/09/2013

Ministrado pela primeira vez no Extremo-Oeste do Estado, está sendo encerrado hoje (20.09), em São Miguel do Oeste, um curso de formação de agentes de crédito. Ministrado pelas facilitadoras da Crear Brasil, Evanda Burtet Kwitko e Tatiana Kuperstein, com duração de cinco, no San Willa’s Hotel em São Miguel do Oeste/SC, curso é o oferecido pela Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (Amcred-SC) para colaboradores das Oscips associadas à Amcred.

O curso, realizado em todo o Brasil e também no exterior em países como Bolívia, Moçambique e Cabo Verde, surgiu por meio da iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) devido à necessidade de qualificar os agentes de crédito, que mantêm contato direto com os empreendedores e tomadores de crédito. O treinamento iniciou no ano de 1995 e já foram qualificados mais de cinco mil agentes de crédito até hoje.

De acordo com Evanda, o conteúdo teve avaliação positiva da Inter-American Foundation (IAF), organização vinculada ao Senado Americano. “Essa avaliação categorizou o curso do BNDES como o que melhor qualifica e compromete o agente de crédito com a causa do microcrédito. São os agentes que mantêm a melhor carteira e desenvolvem o melhor trabalho no campo” afirma.

O treinamento, com foco no microcrédito, aborda desde aspectos filosóficos do microcrédito a comportamentos empreendedores, pontos relacionados à divulgação e a todas as etapas para a concessão do crédito: pré-venda, liberação do crédito e, inclusive, o acompanhamento da carteira por meio do pós-venda. “É necessário que o agente saiba analisar o crédito e que se comprometa com o desenvolvimento e sucesso desse empreendedor.

Aprender a trabalhar o desenvolvimento econômico e social do cliente é a base fundamental do treinamento”, destaca a facilitadora Evanda.
Ao todo, participam do curso 32 agentes de oito Oscips do Estado, sendo 13 colaboradores da Extracredi. No treinamento, que une teoria e prática, os agentes vão a campo objetivando o contato direto com os clientes, realizam levantamento socioeconômico e com base nesse documento têm de se posicionar sobre a aprovação ou reprovação do crédito.