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20.09 2013 São Miguel do Oeste sedia curso de formação de agente de crédito
20/09/2013
Ministrado pela primeira vez no Extremo-Oeste do Estado, está sendo encerrado hoje (20.09), em São Miguel do Oeste, um curso de formação de agentes de crédito. Ministrado pelas facilitadoras da Crear Brasil, Evanda Burtet Kwitko e Tatiana Kuperstein, com duração de cinco, no San Willa’s Hotel em São Miguel do Oeste/SC, curso é o oferecido pela Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (Amcred-SC) para colaboradores das Oscips associadas à Amcred.
O curso, realizado em todo o Brasil e também no exterior em países como Bolívia, Moçambique e Cabo Verde, surgiu por meio da iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) devido à necessidade de qualificar os agentes de crédito, que mantêm contato direto com os empreendedores e tomadores de crédito. O treinamento iniciou no ano de 1995 e já foram qualificados mais de cinco mil agentes de crédito até hoje.
De acordo com Evanda, o conteúdo teve avaliação positiva da Inter-American Foundation (IAF), organização vinculada ao Senado Americano. “Essa avaliação categorizou o curso do BNDES como o que melhor qualifica e compromete o agente de crédito com a causa do microcrédito. São os agentes que mantêm a melhor carteira e desenvolvem o melhor trabalho no campo” afirma.
O treinamento, com foco no microcrédito, aborda desde aspectos filosóficos do microcrédito a comportamentos empreendedores, pontos relacionados à divulgação e a todas as etapas para a concessão do crédito: pré-venda, liberação do crédito e, inclusive, o acompanhamento da carteira por meio do pós-venda. “É necessário que o agente saiba analisar o crédito e que se comprometa com o desenvolvimento e sucesso desse empreendedor.
Aprender a trabalhar o desenvolvimento econômico e social do cliente é a base fundamental do treinamento”, destaca a facilitadora Evanda.
Ao todo, participam do curso 32 agentes de oito Oscips do Estado, sendo 13 colaboradores da Extracredi. No treinamento, que une teoria e prática, os agentes vão a campo objetivando o contato direto com os clientes, realizam levantamento socioeconômico e com base nesse documento têm de se posicionar sobre a aprovação ou reprovação do crédito.