Notícias
21.03.2011 -Facisc e CACB comemoram premiação de micro e pequenas empresas de Santa Catarina no MPE Brasil Prêmio de Competitividade
12/07/2011
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) estão comemorando a chegada à final do prêmio MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - de 10 micro e pequenas empresas de Santa Catarina.
O evento de premiação acontece nesta terça-feira, 22/3, em Brasília. Na mesma data, os empresários serão recepcionados pelas entidades num almoço festivo na capital federal para comemorar a conquista.
As dez empresas catarinenses finalista no Prêmio são associadas às associações empresariais do Sistema FACISC, destas, seis participam dos núcleos setoriais do Programa Empreender, e três participam do projeto Empreender Competitivo, para núcleos setoriais mais estruturados.
As empresas catarinenses que chegaram à final do MPE Brasil são: Agritu de Ituporanga, Duraline de Joinville, Rodrigo Conci Drogaria e Manipulação de Quilombo, Laboratório Científico de Videira, Paintech de Rio do Sul, ArtePharma de Mafra, Escola Técnica Dama de Canoinhas, e as participantes do Projeto Empreender Competitivo: a Uninfo Sistemas do Núcleo de Base Tecnológica de Chapecó; o Kayrós Business Hotel do Núcleo de Hospitalidade Jaraguá do Sul; e a Suprema Contabilidade do Núcleo de Empresas Contábeis de Joinville.
O coordenador estadual do Empreender, Osmar Vicentin, e os consultores regionais da FACISC, Scheila Mazurek Lenzi, do Alto Vale e Osvaldo Mota, do Oeste, também participam do evento.
O Prêmio
Brasília receberá empresários de todo o país para o 8° Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas. O evento será realizado no dia 22 de março e vai homenagear os empresários vencedores das etapas estaduais do Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas. Esta edição bateu recorde de inscrições, com mais de 99 mil candidatas em todo o país. As 130 empresas que receberam o reconhecimento estadual agora têm a chance de serem vencedoras da etapa nacional. A iniciativa é uma parceria do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O Prêmio é composto por oito categorias (indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação e outros serviços) e um destaque em responsabilidade social. A iniciativa funciona como incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo sua importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência, qualidade e competitividade.
As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do questionário de auto-avaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Foi desenvolvida uma metodologia de avaliação das empresas padronizada nacionalmente para o Prêmio, utilizando critérios de excelência internacionalmente reconhecidos. Ao final do processo de avaliação, os gestores recebem uma devolutiva com análises mercadológicas e possíveis oportunidades de negócios.
Fonte: http://www.facisc.org.br