Notícias
22.11 2013 Trajetória do Banco da Família é reverenciada pela Câmara
22/11/2013
Uma solenidade do Legislativo de Lages, na quinta-feira, 21 de novembro, homenageou os 15 anos de atividades do Banco da Família (BF). Proposta pelo vereador João Alberto Duarte, a sessão apresentou parte da trajetória desta entidade sem fins lucrativos, que liberou mais de R$ 235 milhões em créditos para pequenos empreendedores, viabilizando a abertura de 11 mil empregos, a manutenção de outros 90 mil, e a realização de sonhos para quem, até então, não dispunha de respaldo financeiro.
Apesar de ser denominada como Banco da Família, a instituição é uma Organização da Sociedade Civil e Interesse Público (Oscip). Criada em outubro de 1998, ainda com a denominação de Banco da Mulher, é uma alternativa de crédito aos pequenos negócios, formais e informais, que visa a ampliar e melhorar as condições financeiras dos microempreendedores e alavancar o desenvolvimento regional. Agências do BF também estão presentes nos municípios de Curitibanos, Otacílio Costa, Correia Pinto, São Joaquim, Campos Novos, Santa Cecília, Fraiburgo, Herval d’Oeste, Videira e Caçador, e nas cidades gaúchas de Caxias de Sul e Vacaria.
João Alberto destacou o caráter estimulador do empreendedorismo que norteia o trabalho do BF. “O Banco da Família tem contribuído fortemente para o acréscimo da economia, estimulando o empreendedorismo, a formalização de empregos, e garantindo oportunidades para novos negócios. Nossa economia está ancorada neste setor, dada à quantidade de microempresas em Lages, e é para eles que devemos dedicar nossos esforços e políticas públicas”, comentou.
Apesar das dificuldades iniciais, a prosperidade chegou a quem mais precisava
Presidente do BF, Isabel Baggio contou que, no começo, havia dúvidas sobre a atuação do banco, embora também houvesse solidariedade por parte de um grupo de empresários e políticos. “Nas reuniões da Associação Comercial imaginávamos que esta iniciativa seria uma utopia. Mas dentro desta gama de sentimentos e dificuldades, nos veio a coragem para prosseguirmos. As pessoas foram se agregando por uma causa justa, por ser uma organização do terceiro setor, sem propriedade, trabalhando de uma forma a fazer nossa parte por aqueles que têm menos condições”, contou Isabel Baggio. “Apesar de todas as dificuldades, valeu a pena”, complementa a presidente, que recebeu do vereador João Alberto uma placa comemorativa (foto).
Prefeito de Lages à época e responsável por aportes de recursos à instituição, Décio Ribeiro lembrou que o banco nasceu da necessidade da população dos bairros que tinha sonhos de montar negócios e vencer na vida. “Na época faltava o microcrédito, não existia em banco nenhum e quem precisava efetivamente não tinha como investir em seu trabalho. A Isabel, enquanto presidente da Acil, me procurou para fazermos o Banco da Mulher. Fomos ao Rio de Janeiro, à Alemanha, à Itália, formulamos as leis e oferecemos a Lages este microcrédito que pode comemorar seus 15 anos com muito orgulho, gala e galhardia, pois aquilo que se planta com o coração, com energia e vontade, faz com que a semente se frutifique”, comparou.
Atualmente, a instituição conta com 83 colaboradores, sendo que alguns dos primeiros destes também receberam diplomas, assim como autoridades políticas, como o vereador Elói Bassin, presidente do Legislativo lageano à época, e responsáveis por empresas e instituições financeiras que auxiliaram na consolidação do Banco da Família.
Primeiros beneficiados pelo BF também estiveram presentes na sessão
Soeli e Célio Andrade, primeiros microempresários beneficiados com empréstimos do Banco da Família, se mostraram honrados por participarem da cerimônia. Após um empreendimento mal sucedido no estado de Rondônia, eles receberam no dia da abertura do banco uma carta de crédito onde regularizaram a empresa La Dolce Vita Pellegrini Andrade LTDA – Produtos Naturais. Logo de cara geraram dois empregos e expandiram as vendas para além dos limites lageanos. Com o passar dos anos, fizeram mais empréstimos para compras de maquinários e hoje contam com 250 clientes fieis e seis funcionários, produzindo 36 produtos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Banco da Família