Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

24.10.2011 - Banco da Família entre as 100 melhores instituições de microfinanças da América Latina

24/10/2011

Pelo segundo ano consecutivo o Banco da Família foi classificado no ranking das 100 Melhores Instituições de Microfinanças da América Latina e do Caribe, apontado pelo Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Microfinance Information Exchange. A instituição aparece na 85ª posição, com 58,28% da pontuação total possível. Os dados referem-se ao exercício de 2010.
 
O anúncio foi feito durante realização do Fórum de Microfinanças da América Latina e do Caribe – Foromic 2011 – no período de 10 a 12 de outubro, na cidade de San José (Costa Rica). Estiveram no evento pelo BF a presidente do Conselho de Administração, Isabel Baggio; o vice-presidente, Paulo César da Costa; a conselheira Gelsa Parizotto; a Superintendente Rita Cardoso e a Gerente de Negócios, Maria Trindade.
 
Realizado pelo oitavo ano consecutivo, o ranking tem por objetivo destacar as 100 melhores instituições de microcrédito da América Latina e do Caribe. É elaborado com base no desempenho das instituições, em três áreas específicas: alcance, eficiência e transparência. Participam do ranking as instituições que tenham alcançado rentabilidade positiva sobre ativos nos três últimos anos. O BF aparece em 9º lugar entre as 20 Instituições de Microfinanças mais Rentáveis (aparecia na 15ª. posição em 2009). Essa categoria serve como critério para assegurar a sustentabilidade de uma instituição. Ou seja, por esse critério o BF terá uma vida muito longa pela frente.
 
Vale destacar que neste mesmo ranking apenas seis instituições brasileiras aparecem entre as 100 primeiras. O Peru, com 25 instituições entre as 100, lidera o ranking. Em seguida vem o México, com 18, seguida do Equador, com 16 e da Bolívia, com 13 (há outros países com menos instituições no ranking). Entre as instituições brasileiras, a melhor classificada no ranking é a CrediAmigo, que atua no Nordeste, que aparece na terceira colocação geral. Em Santa Catarina, além do Banco da Família, também integra o ranking o Blusol, de Blumenau.
 
R$ 160 milhões já emprestados
 
Há 13 anos – Em 20 de outubro de 1998 – O Banco da Família iniciou suas atividades na cidade de Lages. Foi idealizado com a finalidade de fomentar pequenos negócios, formais e informais, na região da Serra Catarinense. Atualmente, a instituição (constituída juridicamente como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP) conta com mais de 8.800 clientes ativos. E realizou no período mais de 118 mil empréstimos, com um volume cumulativo de empréstimos que já soma mais de R$ 160 milhões.
 
A instituição possui agências nas cidades de Lages, Curitibanos Vacaria e Caxias do Sul, além de de postos de atendimento nas cidades de São Joaquim, Otacílio Costa e Correia Pinto. Nos primeiros anos, o BF operava com uma equipe de poucos colaboradores. Hoje emprega diretamente 60 pessoas nas várias cidades onde atua.
 
Isabel Baggio, presidente do Conselho de Administração do Banco da Família, agradeceu o empenho, dedicação e profissionalismo de toda a equipe de colaboradores, dirigentes e principalmente dos milhares de clientes pelos desafios conquistados e vencidos até agora. “Nossa missão é muito nobre: ajudar as pessoas a incrementarem e desenvolverem seus negócios e com isso obterem melhor qualidade de vida. Portanto, se já alcançamos muito até aqui, temos muito ainda a alcançar de agora em diante”, enfatizou.
 
Assessoria de Imprensa do Banco da Família