Notícias
27.08 2013 Analistas prevem nova alta de 0,5 p.p. na taxa Selic
27/08/2013
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem nesta terça-feira (27) o seu primeiro dia de reunião em Brasília. No encontro de hoje, os chefes de Departamento fazem apresentação sobre o cenário econômico e, na segunda parte da reunião, marcada para esta quarta-feira (28) de tarde, será definido o nível da taxa básica de juros da economia. O anúncio sobre o patamar da Selic acontecerá na noite desta quarta-feira (28).
Atualmente, os juros básicos estão em 8,5% ao ano, depois de terem subido em três oportunidades desde abril deste ano. A expectativa consensual dos economistas dos bancos é de uma nova alta nesta quarta-feira, para 9% ao ano. Se confirmado, será o quarto aumento consecutivo, que levará a taxa ao maior patamar desde março de 2012.
A elevação dos juros básicos tem por objetivo conter as pressões inflacionárias. Em doze meses até julho, o IPCA, que serve de referência para o sistema de metas de inflação brasileiro, somou 6,18%. Pelo sistema de metas que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas. Ao subir os juros, o BC atua para controlar a inflação e, ao baixá-los, julga, teoricamente, que a inflação está compatível com a meta.
Para 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.