Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

28.03.2011 - Mais da metade dos brasileiros tinha conta em banco em 2010

12/07/2011


Mas 7 em cada 10 ainda preferem pagar todas as suas contas com dinheiro vivo.


 

O brasileiro gastou mais, consumiu mais e acabou abrindo mais conta em banco no ano passado. Uma pesquisa do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (28) mostra que mais da metade da população tinha uma conta aberta em alguma instituição financeira. O uso de cartões também cresceu, mas o dinheiro vivo ainda é preferência de 7 em cada 10 pessoas.

 

O estudo O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro ouviu 2.089 consumidores em 26 capitais, no Distrito Federal e em municípios com mais de 100 mil habitantes. A ideia era fazer uma “radiografia” de como o brasileiro lida com a própria grana.

 

Em 2007, quase 4 em cada 10 brasileiros (39%) tinham conta bancária. No ano passado, esse percentual chegou a 51%. Segundo o BC, essa foi a primeira vez que mais da metade dos brasileiros disse ter conta em banco.

 

Para 4 em cada 10, a conta bancária não vem sozinha: ela está acompanhada de cartão de crédito, de débito, de uma conta poupança ou de tudo isso junto.

 

- Houve um considerável crescimento da participação do cartão, tanto de crédito quanto de débito, no pagamento de contas e compras. É maior a posse destes itens entre os mais favorecidos em termos de classe e de escolaridade e também entre os ativos economicamente [os que tinham algum emprego registrado ou fixo no ano passado].

 

O cheque, por sua vez, ficou na mesma proporção de uso vista três anos atrás. Só 14% dos brasileiros diziam usar o talão em 2007. O percentual ainda é o mesmo.

 

Dinheiro vivo

 

Apesar de estar mais bancarizado, o brasileiro ainda paga grande parte das suas contas em dinheiro vivo e prefere receber seus rendimentos da mesma forma. Mais da metade dos trabalhadores (55%) recebe o pagamento em dinheiro, principalmente, os mais jovens e os menos favorecidos.

 

Entre os que recebem com depósito em conta, maioria faz a retirada no caixa eletrônico, especialmente classes AB.

 

O dinheiro continua sendo a forma de pagamento mais usada pela população. Quando questionados sobre as formas de pagamento que mais utiliza, 99% das pessoas disseram “dinheiro”; 38%, cartão de crédito; 32%, cartão de débito; 7%, cheque; e 5%, débito automático.

 

Quando o estudo quis saber o meio de pagamento mais frequente, 72% apontaram a grana viva em primeiro lugar. Em 2007, mais de 8 em cada 10 (825) davam essa resposta. Em seguida apareceram cartão de débito (14%) e cartão de crédito (13%). Os outros meios somaram 3% das respostas.


 

Fonte: R7