Notícias
29.05 2013 Realizado curso de PCLD para colaboradores da Extracredi
29/05/2013
Os colaboradores da Extracredi participaram, no dia 18 de maio, do curso sobre Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD) coordenado por Oseias Fernando Chagas, professor, contador e assessor contábil da Extracredi.
Na abertura dos trabalhos, o diretor da instituição, José Jacó Pivetta, enfatizou aos colaboradores que a Extracredi ocupa atualmente a quinta posição entre as maiores Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) do Estado e conta ainda com outros números que reforçam seu bom desempenho. “Estamos com uma carteira ativa com mais de 2800 clientes e em 2º lugar em liberações de crédito no Programa Juro Zero”, ressaltou.
Em relação à PCLD, o contador Oseias Fernando Chagas apresentou com detalhes a classificação das operações, na qual todas as instituições estão sujeitas a aplicar devido a Resolução nº 2682, de 21 de dezembro de 1999, onde consta a classificação das operações e o risco envolvido em cada uma delas.
De acordo com Chagas, tal classificação considera a qualidade do devedor e da operação a partir de aspectos como fluxo de caixa, situação econômico-financeira do devedor e do setor de atuação, grau de endividamento, histórico do devedor, e garantias, entre outros itens. “Por isso, é de extrema importância que o agente de crédito visite o cliente e faça o Levantamento Sócio-econômico (LSE) detalhadamente, pois em todos os financiamentos liberados, independente do valor solicitado, 0,5% é considerado risco” destacou ele.
Durante a apresentação, o contador citou exemplos para facilitar o entendimento dos colaboradores e estes, por sua vez, tiveram a oportunidade de questionar e esclarecer dúvidas.
Almoço Ford Veículos
Logo após o término da explanação, direção e colaboradores se deslocaram a Concessionária Ford Veículos, onde foi servido um almoço de confraternização (foto). Do início do ano de 2013 até o momento, a Extracredi adquiriu nove veículos novos, sendo sete carros e duas motos. Na Ford Veículos foram adquiridos seis automóveis: um New Fiesta, dois Fiesta Hatch e três Ford KA. Ao iniciar o almoço, as direções das duas instituições reafirmaram a parceria, abrindo assim a possibilidade para novas negociações.