Notícias
29.06.2011 - Oscips de microcrédito de SC participam da Terceira Semana do Empreendedor Individual
12/07/2011
Segue até sábado, 2 de julho, a 3ª Semana do Empreendedor Individual (EI), realizada pelo Sebrae. A iniciativa irá beneficiar empreendedores individuais em todo o país com oficinas, palestras e atendimentos direcionados. A meta no Estado de Santa Catarina é realizar 1,5 mil atendimentos e mil formalizações.
Este ano, todas as unidade do Sebrae montadadas em 39 cidades catarinenses atenderão em parceria com as Oscips de Microcrédito do estado.
A ideia de aproximar as organizações de microcrédito do empreendedor individual é uma estratégia pensada pelo Sebrae para viabilizar o acesso a serviços financeiros. “Nós nos vemos na obrigação de levar serviços customizados ao público alvo”, informou o Gestor de Microcrédito do Sebrae, Carlos Carreirão
Desde segunda-feira a Casa do Empreendedor de Joinville já está de plantão na Praça da Bandeira, local onde foi montada uma das unidades do Sebrae. De acordo com a coordenadora de operações da instituição, Sheila Floriani, a participação vem sendo muito positiva, “as pessoas vão em busca da informação sobre formalização e consequentemente acontece a busca pelo crédito”, informou. Além de Joinville a Casa do Empreendedor começa hoje a participar da semana do EI de Guaramirim.
O objetivo é que além da formalização, os empreendedores possam ter acesso aos serviços proporcionados por toda a estrutura montada ao entorno.
Durante toda a semana, contadores e técnicos do Sebrae vão orientar sobre os direitos, os deveres e os benefícios de ser um empreendedor individual. Em Santa Catarina, empresas com até quatro funcionários terão a oportunidade única de receber, gratuitamente, uma avaliação sobre sua empresa, a partir do Projeto Atendimento Negócio a Negócio, que disponibilizará um diagnóstico e soluções personalizadas para melhorias. Os trabalhadores autônomos que se formalizarem neste período terão a oportunidade de agendarem, também de forma gratuita, uma Oficina em Vendas ou Finanças, com duração de três horas, que será ministrada nos pontos de atendimento do Sebrae/SC, até agosto.
Dessa forma a formalização se torna apenas o primeiro passo, "ao se formalizar o empreendedor está se apresentando ao mercado, a ideia é que ele cresça”, concluiu Carreirão.
Saiba mais
O Programa Empreendedor Individual foi lançado em julho de 2009 com o objetivo de permitir a legalização da atividade dos profissionais que trabalham por conta própria, e que estão ligados às atividades relacionadas ao comércio, indústria ou serviço. A formalização permite aos inscritos a emissão de nota fiscal e a consequente venda de produtos e serviços a empresas e governo. Também oportuniza acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.
Assessoria de Comunicação AMCRED-SC