Notícias
29.07.2011 - Banco do Empreendedor recebeu a visita de analistas de crédito do Banrisul
29/07/2011
Na manhã de 29 de julho (sexta-feira) os analistas de crédito do Banrisul, Orion Carpes da Silva e Luiz Fernando Nunes, visitaram a sede de Banco do Empreendedor em Florianópolis. Os profissionais buscam conhecer as práticas do Programa Catarinense de Microcrédito para aplicação no Estado do Rio Grande de Sul, onde acaba de ser lançado um programa semelhante. Acompanhe a entrevista.
Qual o motivo da visita ao Banco do Empreendedor?
Luiz Fernando Nunes, analista de crédito do Banrisul |
O governo do estado está lançando o programa gaúcho de microcrédito que o agente será o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Nós viemos aqui para conhecer como é o processo de vocês para ver o que podemos aproveitar para utilizarmos no nosso programa.
Como vai se chamar?
Programa Gaúcho de Microcrédito.
Como vai ser operado o programa?
O programa será operado através de Oscips e através de prefeituras municipais. Nós vamos treinar os agentes de crédito que vão visitar os empreendedores e fazer os financiamentos.
Quando iniciam as operações?
Provavelmente agora, no início de agosto, já começamos a operar o programa de microcrédito.
Qual o montante de recursos que o governo pretende empregar no programa?
A ideia do governo do Estado é que se utilize 2 bilhões de reais nos próximos anos. O recursos são procedentes do Banrisul e do BNDES.
Qual o papel do Banrisul?
O Banrisul é que vai repassar os recursos, que vai financiar o cidadão da padaria, o pedreiro enfim...aquela pessoa que é empreendedora vai receber o financiamento do Banrisul. Só que em vez do Banco ter os seus próprios agentes, vai utilizar as Oscips com os seus agentes de crédito e vai treinar nas prefeituras municipais outros agentes de crédito para fazer esse trabalho. Porque cada município sabe bem onde ficam localizados os seus bolsões, onde estão as pessoas que necessitam deste recurso. Pessoas que não tem crédito em outros bancos e através do microcrédito poderão ser atendidas.
Em que etapa está o andamento do programa?
O governo do estado lançou um decreto, onde designa a Secretaria de Economia Solidária e apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) a credenciar as instituições de microcrédito e as prefeituras para então nós começarmos a operar.
Com relação as Oscips, já há alguma estruturada?
Já existem algumas Oscips no Rio Grande do Sul, eu não saberia te dizer quantas. No passado elas operavam o microcrédito através da Caixa RS - que hoje mudou de nome e chama-se Badesul S.A - outro banco do estado do Rio grande do Sul. A Caixa RS era responsável por operar o microcrédito. Esse primeiro programa acabou e o governo agora lançou um novo.
Leia também: 19.07.2011 - Rio Grande do Sul lança programa de microcrédito
Por Silvestre Lacerda - Assessoria de Comunicação AMCRED-SC - 11h16