Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

29.09.2011 - Convênio entre Casa do Empreendedor e Sebrae/SC busca capacitar empresários formalizados

29/09/2011

A Casa do Empreendedor de Joinville foi a primeira organização de microcrédito de Santa Catarina a fechar um convênio com o Sebrae/SC para participação no projeto de orientação a microempreendedores. O objetivo do programa é qualificar empreendedores do estado. Através do serviço, os clientes formalizados da organização já estão recebendo a visita de agentes do Sebrae. “A metodologia é a visita negócio a negócio, aplicando um diagnóstico com vistas há um relatório propondo melhorias. Por fim o Sebrae/SC sugere e disponibiliza um programa de capacitação a distância chamado Faça e Aconteça que aborda 6 temas de gestão empresarial”, explica o analista de acesso a serviços financeiros do Sebrae, Carlos Armando Carreirão.
 
  
Há vinte anos prestando serviços de comercialização e reforma de bicicletas na cidade de Joinville, o empreendedor Adão Mendes foi um dos primeiros a receber a visita dos agentes do Sebrae, após ser indicado pela Casa do Empreendedor. Os profissionais detectaram a necessidade de pequenas mudanças no espaço físico de sua loja e sugeriram que ele separasse um ambiente para vendas e outro ambiente para os trabalhos mecânicos. “Gostamos da ideia. Nós mais trabalhamos do que organizamos e estamos querendo melhorar e precisamos de ajuda”, comentou.
 
 
De acordo com o diretor-superintendente da Casa do Empreendedor, Luiz Carlos Floriani, a parceria com o Sebrae/SC  é de vital importância para o conhecimento das fragilidades e das necessidades, inclusive de crédito, desses empresários,  “Estas consultorias são de suma importância para os nossos empresários de micro e pequenas empresas, levando-se em conta primeiro que eles não terão custo nenhum e segundo que uma consultoria especializada fará um diagnóstico apontando correções importantes para o desenvolvimento desses negócios”, avalia.
 
 
Os resultados do trabalho de orientação desenvolvido pelos agentes do Sebrae/SC também repercutem na organização de microcrédito, informa a coordenadora de operações da Casa do Empreendedor, Sheila Floriani.  “Entre os clientes que indicamos já fomos procurados por alguns que buscam renovar o crédito para implantar as orientações transmitidas”, disse
 

Além das visitas especializadas o empreendedor também poderá participar do programa de capacitação a distância "Faça e Aconteça". Para cursar os módulos não há limitação alguma, nem geográfica e nem de horário. O aluno recebe um kit com apostilas e poderá esclarecer dúvidas através de atendimento gratuito no telefone   0800 643 0401. Com um enfoque bastante prático, o curso busca oferecer uma noção de cada uma das áreas que compõem uma empresa. Por isso, o programa é dividido em seis temas: Gestão e Estratégia Empresarial, Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Processos e Custos.

 

A estimativa é que o programa atinja três mil e duzentos empresários formalizados em todo o estado. O projeto termina no final da primeira quinzena de novembro com a finalização da entrega dos kits didáticos. Além da Casa do Empreendedor, a Credisol (Criciúma), a Casa do Microcrédito (Tubarão), o Banco do Empreendedor (Florianópolis), o Banco do Família (Lages), a Credioeste (Chapecó) e a Extracredi (São Miguel do Oeste), que já haviam participado das jornadas de orientação do Sebrae/SC em 2010, serão beneficiadas com o projeto.

 
Assessoria de Comunicação AMCRED-SC