Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

29.12.2011 - Credioeste fomenta crescimento de pequenos negócios rurais

29/12/2011

Incentivar pequenos empreendimentos e ajudar famílias rurais a aumentarem a renda. Com esses objetivos, a Credioeste – Agência de Microcrédito – oferece possibilidades do micro empresário crescer no campo, através de financiamentos.

A gerente geral da Credioeste, Márcia Biffi, explica que a entidade disponibiliza

Marcia Biffi, gerente geral da Credioeste

microcrédito aos produtores, ou seja, pequenos valores para serem investidos em reforma de estrutura, ampliação, aquisição de equipamentos e também para capital de giro, capital fixo e capital misto. “É uma forma de possibilitar aos pequenos empreendedores rurais investimentos no negócio rural, principalmente para aqueles que possuem dificuldades em acessar crédito no setor financeiro tradicional”, observa.

Os créditos variam de R$ 200 a R$ 10 mil e beneficiam empreendedores formais ou autônomos que precisam melhorar o estoque, adquirir novos produtos para revenda, melhorar máquinas, equipamentos, ferramentas ou ainda melhorar a estrutura física do estabelecimento ou espaço onde realiza a sua atividade. Os recursos são financiamentos que a Credioeste busca junto ao BADESC e BNDES e repassa aos clientes.

A agricultora Terezinha Alves Brisola, da linha São Pedro de Chapecó, conta como a Credioeste ajudou a alavancar os negócios da família. Ela era costureira e ajudava o marido na agricultura, mas enfrentavam dificuldades para manter os cinco filhos no campo. Por isso, todos saíram de casa para estudar e trabalhar na cidade.

Terezinha buscou, então, alternativas, pois queria ver a família reunida outra vez. Aliou a atividade de costureira com a produção de melado. Através de um financiamento com a Credioeste, adquiriu nova máquina de costura. Mas decidiu inovar ainda mais. Começou a produzir bolachas para incrementar a renda. O novo produto foi muito bem aceito, e dona Terezinha, aos poucos, ganhou a família de volta. Dois de seus filhos voltaram a morar na comunidade e a ajudar no pequeno negócio.

Com os microcréditos para capital de giro, aquisição de novas máquinas e reforma, a propriedade está cada vez melhor. “Em menos de 10 anos após o primeiro crédito, reformamos a casa, compramos novos fornos e adquirimos uma carreta agrícola para facilitar o transporte dos produtos e matéria-prima na propriedade”, comenta.

Hoje, a família comercializa os produtos e prospecta aumentar ainda mais o número de clientes. “Os financiamentos nos dão condições de manter a renda, pois possibilitam a fabricação de produtos de qualidade, caseiro, colonial, saborosos e saudáveis, mas, principalmente, que agradam o consumidor. E nossa família permanece no campo”.


SOBRE A CREDIOESTE


A Agência completou doze anos de atuação no oeste catarinense em 2011, ostentando números impressionantes: 4.768 microempreendedores atendidos, 8.410 empréstimos liberados e mais de 30,5 milhões de reais em recursos emprestados para os setores de produção, comércio e serviços.
Foi fundada em 1999, resultado de articulações de um grupo de instituições formado pelo Badesc, Sebrae, Amosc, Amai, Amauc, FDRI, Fampesc, Fecedesc, FCDL, Instituto Saga, Acic, Epagri, Unoesc, Apaco, Celesc, SDR e Prefeituras de Concórdia, Xanxerê, Chapecó, Quilombo, Pinhalzinho, São Domingos, Planalto Alegre, Jardinópolis, Guatambu, Nova Itaberaba, Irati, Serra Alta, Nova Erechim, Coronel Freitas, Ouro Verde, Xaxim, Abelardo Luz, Santiago do Sul, Marema, Cordilheira Alta, Ipuaçú, Seara e União do Oeste. Sua base territorial é formada pelos 20 municípios da Amosc e a região recentemente aberta no norte do Rio Grande do Sul (Nonoai a Ronda Alta). A estrutura da Credioeste conta com 14 funcionários.


Os empreendedores interessados devem procurar a Credioeste pessoalmente, por telefone, por e-mail e agendar uma visita com o agente de crédito que atende a região onde vai ser investido o capital solicitado: avenida Porto Alegre, 828-D; telefone (49) 3322-3051 , e-mail credioeste@credioeste.org.br.