Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha
Sem Foto

30.01.2012 - BNDES e ABCRED estudam parceria para fortalecer redes de microcrédito

30/01/2012

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) promoveram reunião no dia  24, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, para discutir projeto de fortalecimento das redes de microcrédito no País.


Estiveram presentes, além de equipes das duas instituições, representantes do Banco Central, do Ministério do Trabalho e Emprego e de 29 Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) vinculadas à Associação.
 

O BNDES e a ABCRED entendem que o fortalecimento das Oscips – agentes relevantes na expansão do microcrédito no Brasil – passa pelo aprimoramento da gestão e das metodologias de concessão de crédito.
 

O projeto em pauta prevê que a ABCRED atue como disseminadora de melhores praticas e centralize as informações de suas associadas numa lógica de autorregulação.
 

Visando aprofundar sua atuação no setor, o BNDES estuda apoiar o projeto, de forma a auxiliar as Instituições de Microcrédito Produtivo (IMPO) no crescimento de suas carteiras.
 

Adicionalmente ao repasse de recursos por meio de operações de financiamento, o Banco avalia que seu apoio, nesse momento, poderá ocorrer através de recursos não reembolsáveis.
 

Durante o encontro, a ABCRED comprometeu-se a elaborar e encaminhar ao Banco carta-consulta do projeto (documento que formaliza a entrada de pleitos no BNDES) ainda no primeiro semestre deste ano.
 

Carteira – O BNDES apoia o segmento de microcrédito desde 1996. A carteira do Banco voltada ao setor inclui operações com Oscips, cooperativas de crédito singulares e centrais, agências de fomento, Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCMs) e bancos.
 

Nos últimos dois anos, essa carteira de operações vem aumentando substancialmente. Em 2011, foram desembolsados R$ 69 milhões para o setor, um incremento de 20% em relação a 2010. Para os próximos anos, a perspectiva é de desembolsos anuais acima de R$ 100 milhões.
 

Assessoria de Comunicação Amcred/SC

Foto: Rafael Paulo