Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

30.03.2011 - Governo encaminhará projeto de lei que visa institucionalizar o microcrédito em Santa Catarina

12/07/2011

“Vamos acelerar esse projeto”, com essa afirmação do Governador Raimundo Colombo, terminou na tarde de terça-feira (29/03), a audiência entre representantes do Conselho Administrativo da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (AMCRED-SC) e o Governo do Estado. Desde a sua criação, em 1999, o sistema de microcrédito catarinense, que engloba as instituições afiliadas a AMCRED-SC, já efetuou 315 mil operações de crédito de confiança, com R$ 843 milhões liberados, gerando e mantendo mais de 220 mil empregos.

 

O Projeto do Programa Catarinense de Microcrédito Produtivo e Orientado (PCMPO) busca institucionalizar o microcrédito como política pública, através do estabelecimento de fontes permanentes de funding (obtenção de recursos) e programas especiais voltados a setores e segmentos prioritários. Busca também um Fundo Garantidor ou Fundo de Aval para microempreendedores que não dispõem de garantias além de projetos de educação financeira e assistência técnica para tomadores.

 

Durante a reunião, o Governador assistiu a um vídeo institucional onde pode constatar a força do programa de microcrédito de Santa Catarina e da organização do sistema que o conduz por meio de informações e relatos dos clientes tomadores de crédito.

 

Em seguida os representantes da AMCRED-SC apresentaram um balanço das operações, com informações atualizadas sobre os resultados consolidados até dezembro de 2010.

 

Na ocasião, o presidente da AMCRED-SC, Luiz Carlos Floriani, destacou que só no ano de 2010 mais de 150 milhões de reais foram liberados aos pequenos empreendedores através das organizações de microcrédito , “nenhum ente financeiro emprestou quantia semelhante para o segmento de micro e pequenas empresas neste período” informou Floriani.

 

Ao término do encontro o governador comprometeu-se em encaminhar de maneira urgente o Projeto do Programa Catarinense de Microcrédito Produtivo e Orientado (PCMPO) para a Assembléia Legislativa, delegando a ação ao líder de governo, deputado Elizeu Matos, presente à reunião.

 

Além de Elizeu também compareceram a audiência o Secretário de Assuntos Estratégicos Paulo Cesar da Costa, o Costinha, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Paulo Bornhausen e o Presidente do Badesc Nelson Santiago.

 

Entre os representantes do conselho administrativo da AMCRED-SC, estiveram presentes ao encontro o vice-presidente da AMCRED na região norte, senhor Romeo Vier, a vice-presidente estadual, senhora Isabel Baggio, o vice-presidente na Região do Vale do Itajaí, senhor Amadeu Trentini, o consultor técnico, senhor Pedro Ananias e o Presidente da AMCRED-SC, senhor Luiz Carlos Floriani.

 

Ao término da visita, o presidente da AMCRED-SC se mostrou muito satisfeito, “a audiência nos aproximou do governo como parceiros ativos de qualquer processo de inclusão financeira e por consequência desenvolvimento sócio econômico a partir dos pequenos negócios de nosso estado” ressaltou.

 

Assessoria de Comunicação AMCRED-SC