Notícias
31.05.2011 - BANCO DA FAMÍLIA RECEBEU CONSULTOR INTERNACIONAL
12/07/2011
Propiciar à equipe de gerentes um treinamento teórico e prático diferenciado para a atuação com microfinanças, seguido de acompanhamento na implementação das ferramentas e tecnologias vistas durante os momentos de consultoria. Isso tudo visando uma maior produtividade no trabalho com microcrédito. Com estes objetivos, o Banco da Família recebeu no período de 04 a 24 de maio o consultor financeiro internacional, Roberto Contreras, natural de El Salvador mas que presta consultoria especializada a instituições de microfinanças pelo mundo afora há pelo menos 25 anos. Contreras, que já esteve prestando consultoria no Banco da Família outras vezes, destacou que o trabalho com microcrédito é especial. “Por isso, necessita-se de uma capacitação e treinamentos específicos”, disse. “Até porque o crédito, se não estiver bem orientado, pode ser perigoso e levar as pessoas a terem problemas. Então, precisamos capacitar muito bem nossos gerentes e agentes. São eles que vão orientar os clientes a fazerem um bom uso de seu crédito”, explicou.
Melhorar a produtividade
O consultor esteve em visita às agências e postos de atendimento do Banco da Família de Caxias do Sul, Vacaria, Lages, Correia Pinto e Curitibanos. Nestes locais ele acompanhou de perto o trabalho dos gerentes e agentes de credito. “Temos um patamar internacional de produtividade por agente de crédito. Eu diria que em média um bom agente precisa ter de 300 a 400 clientes, com pelo menos 30 a 35 empréstimos realizados por mês, dos quais pelo menos um por dia para clientes novos. Essa produtividade é difícil. Mas com boas ferramentas como planejamento diário e mensal, gestão eficiente e tecnologias adequadas, pode-se inclusive superar essas metas”, falou.
Outro aspecto trabalhado por Contreras durante seu período de consultoria no Banco da Família foi a questão da liderança. Ou seja, não basta o gerente ou agente conhecerem profundamente as ferramentas como gestão, informática e os produtos do microcrédito. “É preciso ter liderança, estar motivado e motivar constantemente os agentes de crédito, se comunicar bem com seus clientes, enfim, ir em busca das metas e do planejamento estabelecido”, explicou. Para isso, o perfil e a atitude das pessoas conta muito. Rita Cardoso, Gerente Executiva, avaliou o trabalho de consultoria prestado por Contreras como fundamental para o atingimento de metas e objetivos do Banco da Família. “Estamos investindo muito em pessoas. E pessoas treinadas, capacitadas e motivadas têm condições de galgar melhores resultados. É a nossa aposta”, avaliou.
Assessoria de Imprensa do Banco da Família