Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

31.10.2014 Credioeste apoia projeto da JCI que desenvolve a comunicação

31/10/2014

A Credioeste foi uma das parceiras da JCI na realização do projeto “Oratória nas Escolas”, pelo segundo ano consecutivo. Em 2014, o tema apresentado foi “Como eu combato a corrupção”, e envolveu alunos da 7ª e 8ª séries das Escolas Básicas Municipais (EBM) de Chapecó. Na última semana, foi realizada a final entre os participantes do município, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Foram 10 finalistas municipais – 8 meninas e 2 meninos - que tinham entre 2 e 4 minutos para apresentar seus discursos, sendo avaliados sob os itens voz e fala, conteúdo, apresentação, língua portuguesa e JCI. Os três primeiros colocados foram Oseias Matiasso, da EBM Padre José Anchieta, Aline Werlang Silveira da EBM Diogo Alves da Silva e Eduardo Miguel de Oliveira da EBM Severiano Rolim de Moura. As próximas etapas serão a regional e a nacional.

A diretora executiva da Credioeste, Marcia Biffi, acompanhou os trabalhos em duas escolas (como jurada) e também prestigiou esta etapa final. Ela reconhece a importância do projeto para sociedade, sendo este um investimento para o futuro. “Essa é a geração que vai eliminar a corrupção, por isso é importante esse incentivo. A Credioeste trabalha sem fins lucrativos e a transparência é fundamental. Esse tema tem tudo a ver conosco, porque estabelecemos uma relação mútua de confiança com o cliente”, assinalou.

Marcia também ressaltou a qualidade dos textos, e que os adolescentes têm a noção de que a corrupção não é um ato cometido apenas por políticos, mas que é uma consequência de nossas ações no dia a dia. “Eles relatam pequenas ações dentro do mundo deles, ações individuais, para combater a corrupção. São coisas como não enganar o colega, não colar. Dizem que receber propina ou fazer algo ilícito em função de beneficio próprio, tira a oportunidade de alguém”, comentou.

O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, parabenizou os estudantes pela iniciativa em participar, destacando que representam exemplos a serem seguidos pelos demais alunos. “Vocês já são vitoriosos, pois muito mais do que conquistar o primeiro lugar, é a formação e o senso crítico que desenvolverão enquanto profissionais do município e região. Estamos satisfeitos em incentivar uma iniciativa que ajuda a preparar cidadãos para o desafio de trabalhar pelo desenvolvimento sustentável regional”, pontuou.

O agente de microcrédito da Credioeste, Renan Doering, é integrante da JCI e foi padrinho da EBM Miriam Meyer. “A recompensa pelo trabalho é o sorriso no rosto deles,  a superação e ver o quanto evoluem. O que aprendem com o projeto é algo para a vida, não apenas em questão de oratória, mas como cidadãos”, argumentou. Já o vencedor do curso, o jovem Oseias disse que sua vida mudou porque agora se comunica melhor com os colegas e a comunidade. A tarde contou com a participação das torcidas das escolas e uma palestra sobre “O perfil do profissional de sucesso”, conduzida pelo membro da JCI de Curitiba, Plínio Ribeiro, e uma apresentação cultural com alunos da Escola de Artes de Chapecó.

 

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional