Notícias
AMCRED-SC CRIA CONTA NO TWITTER
12/07/2011
Instantâneidade, agilidade, tempo real, a velocidade da notícia no mundo contemporâneo caminha no ritmo dos segundos. Acompanhando essa tendência a Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina - AMCRED-SC criou no mês de setembro de 2010 uma conta no Twitter.
Agora, todos os nossos Associados poderão nos seguir e ficar informados sobre todas as novidades do setor de microcrédito. Nossa conta pode ser encontrada através do endereço @amcredsc. Duvidas e orientações adicionais poderão ser esclarecidas através do senhor Silvestre, estagiario assistente de comunicação da AMCRED-SC pelo e-mail silvestre@amcredsc.org.br ou pelo telefone (48) 33480300.
Saiba mais sobre o TWITTER
A princípio o Twitter era utilizado apenas como uma forma cada vez mais popular de microblog, permitindo que os usuários publiquem mensagens instantâneas para amigos em sua rede de contatos em pequenos textos de até 140 caracteres - mesmo tamanho de uma mensagem instantânea enviada pelo celular.
Em pouco tempo o Twitter tornou-se um das redes sociais mais utilizadas na internet e também uma meio de transmitir informações no instante em que elas ocorrem. A ferramenta permite que os usuários enviem e leiam atualizações de outros contatos, com textos de até 140 caracteres, pela web e por SMS. O perfil do usuário exibe as atualizações em tempo real, sendo um serviço gratuito pela internet ou cobrado por SMS pela operadora telefônica.
Com o tempo grandes empresas perceberam a importância da utilização desta ferramenta para a divulgação de suas marcas, produtos e informações de forma rápida. Miriam Nunes, assessora de imprensa da área de Eventos do Grupo RBS, utiliza o Twitter para divulgar os eventos internos e externos que a empresa organiza.
Conforme a jornalista, “para divulgar as ações da empresa, o uso do Twitter é muito importante, pois hoje temos um grande número de pessoas utilizando esta ferramenta para também se informar”.
Além dos Eventos, outros setores, programas e apresentadores da empresa utilizam o Twitter como a Rádio Atlântida, RBS Notícias, Kzuka e Rádio Gaúcha.
Noves meses no limbo
Lançado em 2006, o serviço de comunicação instantânea passou os primeiros nove meses de vida no limbo, até que, durante um festival cultural-tecnológico realizado no Texas, no ano seguinte, começou a ganhar escala. Passou de 20 mil para 60 mil usuários em poucos dias. Atualmente, são 300 mil novas contas registradas por dia.
No final de julho, a rede era formada por R$ 125 milhões de pessoas de todos os cantos do mundo (mais de dois terços do volume de informação é gerado fora dos Estados Unidos) "Certamente, ainda há pessoas usando e-mail. Mas há mudanças que dizem respeito a se comunicar de forma mais ampla. Há valor nessa abertura", afirmou à Folha Biz Stone, cofundador do serviço.Como toda ferramenta na web permite o multiuso.
Cada um inventa um jeito melhor, dentro das limitações.Ross Dawson, reconhecido globalmente como um expert sobre o futuro dos negócios e da tecnologia, analisa o impacto do twitter na comunicação a partir de cinco fundamentos:
1. O Twitter tem uma função no plantão noticioso, no fato ‘aqui e agora’ por ampliar o alcance de nossas percepções. O que vemos, ouvimos e pensamos pode ser dito (twitado) com instantaneidade a milhões de pessoas conectadas no mundo.
2. Apesar de nem toda informação transmitida via Twitter ser confiável, é interessante considerar dados iniciais que podem ser checados e complementados, enquanto prerrogativa da imprensa.
3. O aumento da velocidade de transmissão de informações, incluindo o Twitter, ampliou a competição entre os meios de comunicação pelas notícias em primeira mão, o ‘furo’.
4. Publicar a notícia em primeira mão? Descer no ranking da velocidade em favor da informação checada e correta? É a decisão editorial que vem guiando esse equilíbrio e deve criar uma hierarquia de credibilidade dos meios de comunicação junto ao público.
5. Há uma simbiose entre os dois universos. O Twitter está se tornando a principal maneira pela qual as pessoas acessam os meios de comunicação. Em contrapartida, o microblogging se constrói como fonte de ‘breaking news’, bem como da dinâmica e do sentimento social, com potenciais estórias para os meios de comunicação.
Cada dia mais presente na disseminação de informações na mídia, o twitter foi muito importante, por exemplo, na cobertura da conflituosa eleição iraniana e como um meio dos cidadãos protestarem a forma fraudulenta e violenta como tudo sucedeu. E no trágico acidente com o vôo 447 da Air France, onde pudemos acompanhar em tempo real as notícias.
Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros.
Saiba como utilizar o serviço acessando o tutorial em - http://migre.me/1m8ax