Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

AMCRED-SC NO VII SEMINARIO BANCO CENTRAL DE MICROFINANÇAS

12/07/2011

AMCRED-SC NO VII SEMINARIO BANCO CENTRAL DE MICROFINANÇAS

Operadores e tomadores de crédito estão reunidos em Belo Horizonte (MG) durante o VII Seminário Banco Central sobre Microfinanças, que iniciou em 29 de setembro e prolonga até 1º de outubro, para discutir problemas e soluções relativas ao setor. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de segunda-feira (29/09) e foi presidida pelo Presidente do Banco Central Henrique Meirelles. São três dias de palestras e debates com importantes nomes e autoridades no tema. A AMCRED-SC está no presente no evento representada por seu Presidente, senhor Luiz Carlos Floriani. Também marcam presença no evento a senhora Isabel Baggio e o senhor Márcio Oliveira da Silva do Banco da Família, o senhor Romeo Vier do Banco do Planalto Norte, o senhor Roberto Carlos Franceschi do Banco do Vale, os senhores Renato Ouriques e Edilson Wilvert do Blusol e ainda o senhor Rodrigo Moriguti do BADESC.
O seminário tem como objetivo divulgar o resultado das ações já empreendidas, por intermédio da troca de experiências e de discussões, além de demonstrar a viabilidade das microfinanças como investimento e apresentar o potencial contribuição dessa atividade para inclusão social. O sistema de microfinanças age para facilitar o acesso dos micro e pequenos negócios a serviços financeiros como empréstimos, poupanças, seguros, entre outros.
Para os três dias de encontro estão programadas 22 palestras, sendo uma palestra magna ministrada pelo escritor mineiro Olavo Romano, logo no início do evento, seguida de mais 21 palestras, quando serão abordados temas relacionados ao dinâmico cenário de microfinanças no Brasil. São eles: 'O Governo Brasileiro e o segmento Microfinanceiro', 'As Microfinanças e os Micro e Pequenos Empreendimentos', 'Funding para as Microfinanças', 'Atuação de entidades reguladas que visam lucro - Desafio e Tendências'.
No dia 01/10, quarta feira, ainda serão debatidos os temas: 'Atuação das entidades reguladas que não visam lucro - Cooperativas de Crédito - O desafio da boa governança', 'Atuação das entidades não-reguladas', 'Economia solidária e moedas sociais', 'Microfinanças - Experiências locais de sucesso' e 'Economia Solidária'.
Após a apresentação de cada tema, serão realizados debates. O gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Alexandre Guerra, irá falar, no primeiro dia do evento, sobre os desafios da intermediação financeira para pequenos negócios.
O VII Seminário Banco Central sobre Microfinanças disponibiliza também dois espaços onde são realizadas outras atividades paralelas como workshops, reuniões de negócios e de trabalho e apresentações de produtos ou técnicas. Em contato direto o Presidente da AMCRED-SC, Luiz Carlos Floriani, informou que a participação está sendo bastante proveitosa principalmente pelos inúmeros contatos e trocas de informações que estão sendo feitos.