Notícias
APOIO AOS EMPREENDEDORES
10/05/2024
Credioeste libera R$134 milhões em recursos e impulsiona pequenos negócios
Contribuir para o fortalecimento dos pequenos negócios e para o crescimento econômico dos estados onde atua – Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante o ano de 2023, esse foi um dos grandes propósitos atingidos pela Credioeste – organização sem fins lucrativos que trabalha com linhas de crédito especiais de apoio aos empreendedores. Os resultados dessa conquista foram apresentados na Assembleia Geral Ordinária que aconteceu, nesta semana, no auditório do Sicom, em Chapecó (SC). Desde sua fundação até dezembro do ano passado, a agência de microcrédito liberou o montante de R$ 134.361.576,27 em recursos para 31.504 operações.
Para o presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, 2023 foi um ano desafiador, mas graças a dedicação de toda a equipe foi possível cumprir a meta. “Ainda enfrentamos as consequências da pandemia, os impasses da inadimplência e lidamos com o endividamento das famílias. Mas com planejamento e o comprometimento dos nossos colaboradores, conseguimos oferecer recursos e condições de pagamento facilitadas aos clientes, alcançando um resultado positivo. É gratificante para a nossa instituição prestar contas com a certeza que contribuímos para o crescimento dos pequenos negócios e para a qualidade de vida das pessoas. Agora, estamos com uma expectativa ainda maior para 2024”.
O vice-presidente, Gerson Roberto Röwer, destacou que os resultados da Credioeste referentes ao ano de 2023 foram construídos pela soma de esforços de gestores e funcionários. “Estamos satisfeitos em dividir essa conquista. Não chegaríamos a números tão expressivos se não trabalhássemos em equipe. Juntos superamos as adversidades. E não fizemos isso sozinhos, nesse processo contamos, principalmente, com a confiança e o engajamento dos clientes e o apoio da comunidade. Atingimos nossa meta não somente ao expandir nosso atendimento, mas sobretudo ao gerar um impacto positivo na comunidade por meio da oferta de crédito”.
O público da Credioeste corresponde a 55,45% homens e 44,55% mulheres. Em termos de ocupação, 50,72% são formais, enquanto 49,28% informais. Quanto ao acesso ao crédito, os empreendedores recorreram para o capital de giro (89,89%), seguido por capital fixo (10,63%) e capital misto (6,31%). Em relação à distribuição de renda, 33,71% dos clientes têm uma renda de até três salários mínimos, 29,43% recebem até cinco salários mínimos, 26,91% ganham até um salário mínimo e 9,94% têm uma renda acima de cinco salários mínimos.
“A Credioeste tem um público equilibrado entre homens e mulheres. Isso é significativo, porque demonstra que a agência de microcrédito acredita no potencial de todas as pessoas e oferece apoio a cada empreendedor que possui um pequeno negócio e deseja crescer. Faço parte da instituição desde a fundação e é um orgulho perceber o quanto ela contribui com o desenvolvimento das regiões onde atua em quase 25 anos de história”, ressaltou a conselheira fiscal Miriam Fillipi.
O diretor do Voz Única da Facisc, Milvo Zancanaro, salientou que é essencial os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul contarem com o importante trabalho de uma instituição financeira comprometida em auxiliar as pessoas e acreditar no potencial empreendedor do seu público. “A Credioeste é uma alavanca indispensável para fortalecer os pequenos negócios e garantir acesso às linhas de crédito aos empreendedores que não podem emprestar de grandes instituições bancárias”, afirmou ao reforçar que a Facisc reconhece o prestígio da Credioeste e que segue engajada com seus programas e iniciativas.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
(Fotos: Ale Favretto/MB Comunicação)