Notícias
BNDES aprova liberação de 1 milhão e 20 mil reais para o Banco do Planalto Norte
12/07/2011
Hum milhão e vinte mil reais foi o valor captado pelo Banco do Planalto Norte (Planorte), de Canoinhas, junto ao BNDES no mês de novembro.
Desde a apresentação da carta consulta até a liberação dos recursos, o tempo transcorrido foi de 7 meses, prazo considerado curto. A agilidade da análise do projeto chamou a atenção do Presidente da Amcred, Luiz Carlos Floriani, que destacou, "em anos anteriores esse tipo de operação levava mais de um ano".
Floriani classificou como muito positiva a atuação da nova equipe do BNDES em relação ao microcrédito brasileiro e lembrou do papel da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred-sc) neste processo, “este resultado vem de encontro a uma luta antiga da Amcred junto ao BNDES”.
Para o gerente operacional do Banco do Planalto Norte, Nivaldo Brey Junior, a diminuição do prazo é também o resultado de um trabalho de transparência, profissionalismo e governança da Planorte, “esses fatores foram fundamentais para dar credibilidade para esse processo”, comentou.
Do montante aprovado, 50% já estão a disposição da Planorte. A instituição terá três anos de carência e 5 anos para pagar o crédito a uma TJLP de 1,5% ao ano.
O Banco do Planalto Norte possui ainda contratos efetivados com o Badesc, um dos principais e fundamentais parceiros do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado (PNMPO).
Todos os recursos captados devem ser aplicados de acordo com as regras da lei 11.110 de 2005 que regula o PNMPO.
Ao longo de 10 anos de existência o Planorte já efetuou um número total de operações de 10.030 contratos no valor médio por operação de R$ 2.387, gerando e mantendo 15.839 postos de trabalho.