Notícias
CAIXA ANUNCIA NOVIDADES PARA O MICROCRÉDITO
12/07/2011
CAIXA ANUNCIA NOVIDADES PARA O MICROCRÉDITO
A Presidente da Caixa Econômica Federal Maria Fernanda Ramos Coelho, juntamente com o Vice-Presidente Fábio Lenza, o Superintendente Nacional Milton Paulo Krüger Jr. e o Gerente Nacional Jorge Pedro de Lima Filho anunciaram ontem, 22/10, em Brasília durante a reunião com a Comissão de Operadores do Microcrédito Produtivo e Orientado e a Coordenação do PNMPO, alterações nas regras para atendimento das OSCIPs e SCMs operadoras do MPO.
As mudanças vêm de encontro à solicitação da comissão de representantes das Instituições operadoras de Microcrédito Produtivo e Orientado constituída em 17 de julho de 2008 após o III Seminário do Programa de Microcrédito, na sede do MTE. Tendo como coordenador e mediador o MTE através da coordenação do PNMPO se estabeleceu à primeira reunião da comissão para dia 22 de outubro de 2008 contando com a presença da Presidente da Caixa.
A Presidente Maria Fernanda deixou claro o interesse da Caixa em aprofundar-se no atendimento e ainda a importância das reuniões com a comissão dos operadores de forma a se eliminar os entraves e dificuldades e atingirmos o tomador final que é o grande alvo de todos.
Veja o que muda:
a) Cai o limite máximo de 1 milhão de aporte por organização e o novo limite será estabelecido por análise da viabilidade e capacidade de pagamento da instituição operadora;
b) Fica abolida a necessidade do aval pessoal dos gestores e seus cônjuges;
c) Remuneração dos contratos em regime de mandato poderá chegar a 2,6% da taxa praticada, dependendo da qualidade da carteira, hoje esta remuneração é de 1,5%. Uma tabela específica demonstra esta condição.
Além disso, o Superintendente Nacional Milton Krüger, disse que para o início do ano que vem um novo produto que é o limite rotativo será lançado para atender os operadores que se utilizam do modelo repasse. Disse também que estão sendo estudadas maneiras de facilitar e agilizar o processo de análise e liberação dos recursos, e que visitas ao BADESC e ao DESENBAHIA estão planejadas.
Para o Presidente da AMCRED-SC (Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina), Luiz Carlos Floriani, as medidas vem de encontro a proposições antigas do setor e vão melhorar significativamente a relação das organizações de microcrédito e a Caixa e ainda ampliar bastante os negócios, aumentando ainda a capacidade de atendimentos dos empreendedores catarinenses.