Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Credioeste: 19 anos de atuação na área de microfinanças

21/05/2018

A Credioeste comemora 19 anos neste mês de maio, contabilizando expressivas conquistas quando o assunto é liberação de créditos para fortalecer os pequenos negócios. Caracterizada como uma organização sem fins lucrativos, a instituição foi criada para atender empreendedores formais e informais por meio da concessão de financiamentos para capital de giro, fixo e misto.

Fundada em 19 de maio de 1999 no município de Chapecó, oeste catarinense, a instituição iniciou suas atividades em 5 de novembro do mesmo ano, tendo seu primeiro financiamento aprovado no mês de dezembro. Na época, o conselheiro Darci Fiorini era prefeito de Pinhalzinho e presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). Ele conta que a Amosc juntou-se à Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) e o Sebrae/SC para planejar uma forma de auxiliar as pequenas empresas e os profissionais autônomos.

“Buscamos outras instituições como Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) para obter recursos financeiros. Hoje observamos o quanto a iniciativa valeu a pena, pois a Credioeste consolidou-se e é uma instituição essencial para auxiliar no crescimento dos pequenos negócios na região”.

O presidente Ivonei Barbiero realça que a agência de microcrédito consolidou seu objetivo de ser referência em microfinanças, fortalecendo a economia regional, gerando resultados para a instituição e seus clientes de forma sustentável.

A gerente executiva Marcia Biffi complementa que a metodologia de trabalho é própria e consiste em visitas dos agentes de crédito aos clientes para identificar as necessidades e orientar sobre o uso do crédito. “Antes de formalizar o empréstimo, é feito um levantamento com o microempreendedor para obter informações econômicas, sociais e familiares. Com isso, é possível orientá-lo sobre a melhor forma de utilizar o crédito”.

Atualmente, além da sede em Chapecó, a agência de microcrédito conta com três postos avançados de atendimento em Pinhalzinho (SC), Nonoai (RS) e Passo Fundo (RS). Os créditos são desburocratizados, a liberação acontece em 24 horas e os valores aprovados vão até 10 mil reais com pagamento de 6 a 24 meses. 

Fonte: MARCOS A. BEDIN - MB Comunicação Empresarial/Organizacional