Notícias
Credisol realizou oficinas de capacitação para microempreendedores em Criciúma
12/07/2011
O final de semana foi de muito aprendizado para os empreendedores que participaram da primeira oficina do Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor (Pope) promovida pela Credisol e Unesc no Colégio Aplicação de Criciúma. Professores e acadêmicos que conduzem o programa pelos cursos de economia, ciências contábeis e psicologia, apresentaram as metodologias de produção, conhecimento e estratégias a fim de fazer com que os empresários obtenham o melhor aproveitamento na sua empresa para que ela cresça e se consolide no mercado.
Com caneta e papel na mão, a empresária Fátima Chagas anotava todas as orientações repassadas pela equipe do Pope. Há seis anos ela criou a Raça Pura, empresa que trabalha com confecção de alta costura e hoje revende para grandes confecções.
“Quando montei a minha empresa, me especializei na produção daquilo que gostava de fazer e esqueci a parte administrativa. Ainda bem que existe esse programa da Credisol com a Unesc para aprender melhorar o gerenciamento do meu negócio”, conta Fátima.
O controle de fluxo de caixa foi o que mais chamou a atenção do empreendedor João Pedro Boterra. Ele trabalha com vime, produtos para floricultura, e não costumava anotar todos os gastos. Com os ensinamentos do Pope, ele viu a situação da empresa melhorar.
“Não entendia quando eu vendia 600 cestas em dois meses seguidos e ganhava valores diferentes. Tinha algo de errado, pois se vendi a mesma quantidade era para ter um lucro igual. Com o Pope aprendi anotar todos meus gastos e percebi onde estava o problema. Qualquer economia diária faz a diferença”, relata Boterra.
De acordo com o diretor executivo da Credisol, Júlio Burigo, a oficina foi o primeiro passo para ajudar o grupo de 30 empreendedores que tomaram crédito na Credisol e participam programa Pope com a Unesc. O próximo passo é visitar no local de trabalho de cada um para esclarecer as dúvidas e ver como eles colocam o conhecimento em prática.
“Este investimento serve para ajudar as pessoas à melhor administrar sua empresa para que consigam ter êxito no mercado”, comenta.
Saiba Mais:
O Pope realiza orientação gratuita para o consumidor que pretende criar ou ampliar o seu negócio e a cada trimestre renova o conhecimento de um novo grupo de empreendedores. O programa surgiu em 2009 em parceria entre a instituição e a Unesc, e ganhou a notoriedade entre as associações de microcréditos.
"Este modelo de atendimento foi destaque numa conferência em Florianópolis com todas as associações de microcréditos reunidas. Em 2009 mais de 60 pessoas foram atendidas.”, lembra Burigo.
Fonte: http://www.icaranews.com.br/display2.asp?func=display&resid=5949&tree=3