Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Associação das Instituições de

Microcrédito e Microfinanças

da Região Sul do Brasil

(48) 3348-0110

Ícone do YouTube Ícone do Facebook

Menu Botão do menu responsivo

Notícias

Imagem de linha

Evento em Chapecó debate a importância do microcrédito

17/11/2017

Encontro aborda a relevância do incentivo aos pequenos negócios para o desenvolvimento do Estado

Em 18 de novembro é comemorado o Dia Estadual do Microcrédito Orientado. A data foi instituída em outubro de 2009, por iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Para celebrar esta data e fortalecer o setor, pelo terceiro ano, a AMCRED-SUL realizou, junto com suas associadas e com o apoio do Sebrae, Badesc, SC Garantias, Prefeitura de Chapecó e Credioeste, o Encontro do Programa de Microfinanças de Santa Catarina. O evento foi em Chapecó durante dois dias, quinta e sexta-feira (16 e 17/11), voltado para presidentes, membros dos conselhos, diretores, gerentes e agentes de crédito, associados e convidados.

O primeiro dia do Encontro contou com dois painéis: “Sociedades Garantidoras de Crédito” e “Meios Eletrônicos de Pagamentos”, e ainda a assembleia geral da AMCRED-SUL. Já a sexta-feira foi marcada por duas palestras e a premiação do Concurso Talentos do Programa de Microfinanças de Santa Catarina 2017. Uma das palestras foi feita pelo Deputado Federal Jorginho Mello, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, que falou sobre o cenário do empreendedorismo e a importância do acesso ao crédito, durante a exposição com o tema “Marco Legal das Micro e Pequenas Empresas no Brasil e sua Evolução”.

A outra palestra do evento ficou a cargo do Badesc. O presidente da entidade, José Cláudio Caramori, apresentou as características e o trabalho da agência de fomento e reforçou o compromisso com os pequenos empreendedores. “Este trabalho não é uma política de governo, é uma política de Estado e a nossa intenção é que possamos ser parceiros para fazer com que Santa Catarina continue se destacando no cenário nacional”, disse.

 Para o presidente da AMCRED-SUL, Júlio Burigo, além de uma reunião de trabalho e da troca experiências, o evento quer reafirmar o forte compromisso social do Programa de Microfinanças. “Trabalhamos nesse projeto há mais de 15 anos e hoje temos uma rede de organizações com capacidade para atender praticamente todos os municípios catarinenses. O programa de microfinanças chega lá no pequeno negócio – formal ou informal – que, muitas vezes, os grandes bancos comerciais não conseguem atender. O principal objetivo do programa é, justamente, promover a inclusão financeira da população catarinense, especialmente a de baixa renda”, explicou.

Entre as famílias auxiliadas pelo microcrédito, está a da dona Anadir Grando, de Pinhalzinho, cliente da Credioeste. Em 2001, depois da falência da empresa da família, ela e a irmã resolveram abrir um espaço para costura. A demanda de trabalho aumentou e ela também passou a contar com a ajuda da sobrinha, formada em Moda. “A gente tinha acabado de sair da falência e não tinha capital nenhum, até descobrirmos o microcrédito. Começamos com um empréstimo de R$1.500,00, dinheiro que nos ajudou a investir no nosso negócio e dar um grande pulo. Continuo sendo cliente e agora quero ampliar o atelier de costura, mudar pra uma sala nova e ir em frente”, conta a empreendedora que foi uma das premiadas do concurso Talentos do Programa de Microfinanças de Santa Catarina 2017.

Premiações

Além da dona Anadir, foram premiados na categoria empreendedores de destaque do Prêmio de Talentos do Programa de Microfinanças, a produtora rural Clenir Spiecker, cliente do Banco da Família, de Lages, e o empreendedor do setor de reciclagem e recuperação de materiais plásticos, Sandro Medeiros, da Blusol de Rio do Sul. Os vencedores do prêmio foram selecionados entre dezenas de participantes, depois de receber a indicação das regionais da entidade no estado. A comissão julgadora levou em conta o histórico do empreendimento, inovação, perfil do empreendedor e o impacto social do negócio.

Na categoria agentes de crédito, os participantes passaram por uma seleção regional que classificou os três melhores em cada uma das quatro regiões de atuação das associadas à AMCRED. Os agentes vencedores do prêmio foram: Juliana Bastos, da Blusol de São José; Emerson Blasius, da Blusol de Guaramirim e Afonso Casteller, da Credisol, da cidade de Turvo, que comentou da satisfação em fazer parte da equipe. “Trabalho há cinco anos como agente de crédito e hoje me considero uma pessoa muito melhor do que quando comecei, pois aprendi muito. Vi realidades diferentes, vi pessoas conseguindo sucesso em meio à dificuldade e tudo isso é muito gratificante e transformador”, revelou.

Para o anfitrião do evento e presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, todo o encontro foi uma grande oportunidade, desde as discussões dos painéis, as palestras e as premiações. “Tivemos a oportunidade de discutir procedimentos, questões legais e analisar o desempenho das organizações associadas. Foi possível trocar experiências e reconhecer os microempreendedores e agentes de crédito que fazem a diferença no dia a dia”, concluiu.

Fonte: MARCOS A. BEDIN - MB Comunicação Empresarial/Organizacional