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FORÇA PARA ELAS

05/07/2024

Saiba como melhorar a experiência do cliente para potencializar os negócios

 

 

O tema foi abordado em palestra on-line da Credioeste

 

 

Desenvolver os negócios requer, além da estrutura, estratégias que ofereçam uma excelente experiência para o cliente. Foi com o objetivo de contribuir para a impulsão dos pequenos empreendimentos que a Credioeste – Agência de Microcrédito – realizou a palestra on-line “Empreendedorismo estratégico: transforme a experiência do cliente e alcance novos resultados”, com a empresária Magda Mercurio. O evento integra uma série de capacitações do programa Força para Elas, que visa potencializar a atuação e a liderança das mulheres no universo empreendedor. Estão inscritas no projeto – gratuito – 45 pessoas.

 

A gerente executiva da Credioeste e coordenadora do programa Força para Elas, Márcia Biffi, destacou que a cada encontro promovido pela agência, o compromisso de incentivar o empreendedorismo feminino e potencializar os negócios liderados por mulheres é reforçado. “Encorajá-las a administrarem seus empreendimentos é uma honra para nós. A palestra sobre experiência do cliente só evidenciou que os empreendedores têm potencial para suprir as necessidades do público-alvo, propiciar um ambiente agradável e prosperar nos negócios”.  

 

Durante o encontro, Magda compartilhou cinco dicas inspiradas no livro “O jeito Disney de encantar os clientes” para cativar o público-alvo com um atendimento próximo e humanizado. O primeiro pilar, indispensável, conforme a empresária, é garantir segurança. “É preciso adquirir bons equipamentos, promover uma cultura de prevenção de acidentes e riscos de acordo com o seu negócio, investir em treinamentos para os funcionários e planejar cada detalhe do empreendimento, monitorando e protegendo o espaço”. 

 

Outro aspecto é a cortesia. Para Magda, não existe melhor cartão de visita do que o sorriso. “É importante que os empreendedores, bem como a equipe, atendam com bom-humor, entusiasmo e positividade. A linguagem também é indispensável nesse aspecto. É essencial comunicar de forma objetiva e educada, além de perceber a maneira que cada cliente dialoga e também adaptar-se ao comportamento do público para promover identificação. Exercite a comunicação ativa, ouça as necessidades do seu cliente”. 

 

Garantir o show é a terceira dica imprescindível. “Os Casts Members – colaboradores – nunca saem do personagem e propiciam um atendimento rápido, de qualidade e eficiente. É essencial adotarmos essa estratégia”, afirmou Magda. A especialista ainda destacou a magnitude em gerar valor e encantamento.

 

“Assim como na Disney, precisamos promover um espetáculo para oferecer uma boa experiência. Por isso, invista em um espaço confortável e convidativo, conheça as preferências do seu cliente, sirva bebidas e petiscos, planeje a decoração e a iluminação, pesquise as sensações que as cores podem provocar e aplique aromatizantes para tornar o ambiente mais agradável. Quando as pessoas se sentem bem atendidas, elas expõem esse sentimento. Isso intensifica as indicações e potenciais clientes, além de melhorar a procura, o engajamento e a avaliação nas redes sociais”, salientou Magda.

 

Os quarto e quinto pilares para potencializar os negócios, enfatizam a resolução de problemas e a acessibilidade. “Entender o motivo pelo qual o cliente procura a empresa é crucial, porque, geralmente, é para resolver alguma dor. Nesse sentido, todos os colaboradores são meticulosamente preparados para lidar com contratempos de maneira eficaz e empática. Outro ponto é pensar em ambientes acessíveis. Precisamos assegurar a inclusão e ter certeza que os clientes serão atendidos com qualidade. A definição de sucesso é personalizada e cada empreendedor deve encontrar à sua maneira de gerenciar os negócios”, ressaltou Magda.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional