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Inadimplência do consumidor cresce 1,8% em outubro, revela Serasa Experian

12/07/2011

Dívidas não bancárias foram responsáveis pela elevação

 O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou aumento de 1,8% em outubro, na comparação com o mês anterior.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o elevado grau de endividamento e o crescente comprometimento da renda com as dívidas, principalmente nas compras para o Dia das Crianças, contribuíram para a elevação de índice em outubro.

Na análise dos acumulados – janeiro a outubro de 2010/2009 –, o indicador apresentou alta de 3,3%. Na avaliação anual – outubro em relação ao mesmo mês do ano passado – a inadimplência do consumidor cresceu 16,9%.

 

Os economistas da Serasa Experian lembram que, com o crescimento recorde do emprego formal, uma parcela maior de brasileiros receberá 13º salário, o que deve levar muitas pessoas a regularizarem suas dívidas neste final de ano.

 

 

Assim, a inadimplência do consumidor tende a se estabilizar até o início de 2011, conforme já apontou o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, em outubro.

 

 

Pelo oitavo mês consecutivo, a inadimplência com empresas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica e água) registrou crescimento.

 

 

Na decomposição do indicador, esta modalidade puxou  crescimento do índice, contribuindo com 3,0% no resultado. As dívidas com os bancos apresentaram queda (-1,2%), contribuindo negativamente com 0,6%.

 

Os títulos protestados e os cheques sem fundos também registraram declínio e acabaram contribuindo com queda de 0,1% e 0,5%, respectivamente.

Cai valor médio das dívidas com os bancos

De janeiro a outubro de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor médio das dívidas com os bancos teve queda de 2,5%, representando a única modalidade com variação negativa. Já as dívidas com os cheques sem fundos, títulos protestados e cartões de crédito e financeiras registraram crescimento de 26,5%, 6,5% e 2,0%, respectivamente.

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.). Por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, o indicador reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional.

 Fonte: www.serasaexperian.com.br