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Os desafios de jovens na pandemia

24/09/2021

Os sócios Gabriel Almeida e Patrick Pereira apostaram nas redes sociais para aumentar as vendas e para manter os negócios ativos

 

Gabriel Almeida (25 anos) nasceu em Jaguarão, no Rio Grande do Sul. Mudou-se para Chapecó (SC) com a família em 2006, quando o seu pai recebeu uma proposta para trabalhar na região. Gabriel dedicou-se aos estudos e ingressou na faculdade para cursar Engenharia Civil. No mercado de trabalho, sua melhor oportunidade foi no comércio, no centro do município, onde aperfeiçoou as habilidades com vendas. Em seguida, apostou no próprio negócio e convidou o amigo Patrick Pereira (29 anos) para formar sociedade.

 

Patrick é natural de Chapecó. Adquiriu experiência com vendas ao dedicar-se a essa função em diversos segmentos desde que entrou no mercado de trabalho. Toda sua família atua no ramo de construção civil. Esse foi o motivo que o incentivou a cursar Arquitetura e Urbanismo. No comércio também teve oportunidade. Foi no mesmo endereço, em estabelecimentos vizinhos, onde Patrick e Gabriel se conheceram. Após três anos, essa amizade motivou Patrick a aceitar o convite do amigo para empreender. Juntos administram o Full Cart desde 2018.

 

O desejo de ter o próprio negócio incentivou os sócios a superar os desafios. Para comprar as mercadorias foi necessário fazer um empréstimo. Na Credioeste, acessaram o programa Juro Zero. No primeiro ano de comércio, investiram na venda de roupas. No segundo financiamento expandiram a linha de produtos, com foco no ramo de eletrônicos. Já o terceiro auxílio solicitado para a Agência de Microcrédito foi utilizado para repor as mercadorias de ambos os segmentos.

 

Para Gabriel e Patrick, superar as dificuldades no início do negócio foi fácil em comparação às crises da pandemia. “A Credioeste surgiu em um período difícil. Investimos na comercialização de eletrônicos porque não conseguimos nos manter apenas com a venda de roupas. Foi uma forma que encontramos de agregar valor ao negócio ainda no começo. Antes da pandemia não tínhamos grande poder aquisitivo, mas muitos clientes visitavam nossa loja, o que nos ajudou a permanecer de portas abertas. Atualmente, com a covid-19, temos apoio financeiro e melhor poder aquisitivo, mas não há fluxo de pessoas para comprar”, destaca Gabriel.

 

Em média, 30 clientes visitavam a loja por dia. Na pandemia esse número caiu para 12. O faturamento reduziu em 32% neste período. “Nosso espaço é pequeno. Por isso, adotamos todas as medidas para atender com segurança e apostamos em novos meios para comercialização. No atendimento presencial orientamos o uso de máscara e álcool em gel, além de monitorarmos o número de pessoas. Já no on-line, que não investíamos antes da covid-19, ofertamos nossos produtos no site, Instagram e Facebook. Também optamos por delivery”, afirma Patrick.

 

A loja abre todos os dias da semana. De segunda a sexta-feira das 9h às 18h30, aos sábados e domingos das 9h30 às 17h. Os clientes podem comprar à vista ou em até 12 vezes no cartão de crédito.

 

 “Flexibilizamos os horários e ampliamos as condições de pagamentos. Tudo foi planejado para enfrentarmos a pandemia. Futuramente, nosso objetivo é oferecer assistência técnica e expandir os negócios. Atualmente, temos um colaborador. Uma de nossas metas é contratar novos funcionários para gerar renda para mais famílias. Da mesma forma que recebemos apoio também queremos estender a mão. Aproximar esse público jovem do nosso empreendimento quem sabe também pode inspirá-los a entrar no mundo dos negócios”, ressalta Gabriel.

 

CREDIOESTE

 

A Credioeste, fundada em Chapecó (SC), atua há mais de 21 anos, com o objetivo de apoiar os pequenos negócios, fomentar a economia local e gerar renda e qualidade de vida aos clientes. A Agência atende em municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e oferece linhas de crédito por meio dos programas Juro Zero, Microcrédito, RSTER, Qualidade de Vida e Sanear.

 

“Nossa atuação consiste em visitas aos clientes para orientá-los ao uso do crédito conforme as suas necessidades financeiras. Também é realizado um levantamento socioeconômico com informações econômicas, sociais e familiares do microempreendedor. Na pandemia, orientamos nossos agentes de crédito e os clientes para atender com segurança, respeitando todas as medidas e auxiliando os empreendedores a superar essa fase difícil”, destaca a gerente executiva da Credioeste, Márcia Biffi.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional