Notícias
Reforma da previdência vai ajudar retomada do crescimento, diz Pellizzaro, durante evento das instituições de microcrédito na Capital
21/11/2019
Encontro promovido pela Amcred encerrou nesta terça-feira (19), no auditório do Sebrae
A reforma da previdência abriu perspectivas para a retomada do crescimento econômico do País, disse o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior, na abertura do 5º Encontro do Programa de Microfinanças da Região Sul do Brasil, na tarde da última terça-feira (19), no auditório do Sebrae, em Florianópolis. O evento celebrou os 20 anos do microcrédito catarinense, instituído em 1999 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e reuniu todas as instituições de microcrédito que compõem a entidade, além de autoridades.
“Entre 2014 e 2016, o Brasil enfrentou a pior recessão de sua história desde o descobrimento. Sentiremos esse impacto pelos próximos 15 anos, pelo menos. A reforma da previdência foi muito importante, porque se ela não fosse feita, daqui a três anos fatalmente o Brasil daria um calote, não na dívida externa, que está sob controle, mas no mercado interno, o que teria um efeito devastador”, disse Pellizzaro, ao traçar um panorama sobre a economia brasileira nos últimos anos, sob o viés do crédito.
Segundo ele, o consumidor ainda está receoso e a indústria ainda opera com capacidade ociosa, porém aos poucos a confiança começa a dar sinais positivos. “E crédito é confiança. Se as pessoas não acreditam que as coisas vão melhorar, elas param de consumir, gerando um círculo vicioso. O crédito é o grande impulsionador do PIB”.
Os principais desafios, disse, são inovação e aumento da produtividade. “No Brasil, o trabalhador custa caro e tem baixa produtividade”. E brincou dizendo que “tem também o risco internacional e a instabilidade política, que são o twitter do Trump e o twitter do Bolsonaro”. O empresário finalizou sua palestra destacando o Cadastro Positivo, que entra em vigor em janeiro e segundo ele trará enormes benefícios para todo o mercado. “Ele vai reduzir em 40% a inadimplência e premiar as pessoas que pagam suas contas em dia”.
O presidente da Amcred, Márcio Rossini, considerou esta a melhor edição do encontro. “Foi um evento mais compacto, mas muito prestigiado pelas instituições e que teve esse viés de celebração do trabalho de todos os agentes, dirigentes e voluntários que atuam no microcrédito catarinense”, disse.
Fonte: All Press Comunicação
Fotos: José Somensi