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Tem idade para empreender?
02/03/2023
Casal de Trindade do Sul (RS) comprova que não! Eles optaram em abrir um empreendimento após a aposentadoria
Expressar a criatividade, oferecer um toque especial e exclusivo, aumentar o valor sentimental do item, criar memórias positivas, proporcionar um instante de bem-estar, divertir e emocionar são alguns dos benefícios de presentear com algo personalizado. Atitude que demostra amor, carinho e gentileza, além de fortalecer e manter as relações interpessoais. Para atender esse público que busca originalidade nos produtos em Trindade do Sul (RS), surgiu em 2019 a Conceito Moda e Acessórios, estamparia e loja de itens personalizados.
O casal Félix Maieviski e Dionite de Fátima Ramos Pereira, ambos de 59 anos de idade, já possuía o espaço físico para instalar um empreendimento e optou em investir em um segmento que não tinha no município. “Eu me aposentei como professora de Letras e queria fazer algo para não ficar em casa parada, por isso acabamos montando o comércio de estamparia de camisetas, canecas, almofadas, pedrinhas, azulejo e incrementamos com roupas, bolsas e acessórios”, recorda Dionite.
A definição da área, surgiu por acaso. Félix tem amigos nesse segmento em Chapecó (SC), tinha vários contatos e acabou se interessando, principalmente porque não tinha nenhuma empresa que exercia esse tipo de atividade na região. “Fomos pesquisando, nos informamos e visitamos nossos amigos para esclarecer algumas dúvidas e receber orientações”, comentam os empreendedores. Dionite relata que sua maior dificuldade foi lidar com o perfeccionismo do marido. “Para ele uma linha é um problema. Agora já estou bem habituada e entendo o ritmo”, explica.
Os desenhos e as composições das artes dos itens personalizados são criados pelos empreendedores, que pesquisam conforme a solicitação do cliente. “Construímos uma proposta e simulamos para que ele possa visualizar o resultado, mas a impressão só ocorre após aprovação”, destaca Dionite. A maior demanda de pedidos é por camisetas personalizadas para presentes seja aniversário ou de empresas, colégios e body para os bebês.
CRESCIMENTO
No início os empreendedores atendiam de 15 a 20 clientes por mês. Hoje têm uma clientela bem maior. “Todo o começo é assim, mas estamos crescendo, expandindo e muito satisfeitos. O número de atendimentos ainda é variável, mas está em média de 80, dependendo do pedido”, analisa Dionite.
Com o crescimento da demanda veio a necessidade de incrementar o espaço físico. Eles optaram em comprar prateleiras feitas sob medida e aumentar o estoque de camisetas e roupas para estampar. Para concretizar mais essa etapa o casal buscou o apoio da Credioeste – Agência de Microcrédito.
“Essa foi nossa primeira solicitação de microcrédito. Meu esposo queria deixar mais organizado e atrativo. Félix conheceu a agente de crédito Claudete Maria Grassi, no São Pedro. Estava no local para coletar uma assinatura de um cliente do interior, que trabalha com bovinocultura de leite, então, ela entregou um panfleto da Credioeste, nem sabendo que ele tinha um negócio. E, ele viu a possibilidade de viabilizar mais um investimento na empresa”, relembra.
HISTÓRIA MARCANTE
O empreendedorismo proporcionou a realização de sonhos profissionais e pessoais do casal. Dionite enfatiza que se identificou com a atividade porque sempre trabalhou com pessoas. “Foram quatro anos no colégio do município, entre a função de professora e diretora, e na loja continuo trabalhando com o público. Inclusive muitos alunos me visitam aqui, vem para fazer alguma encomenda ou apenas para dizer um ‘oi’, então, mantemos o contato”, ressalta.
Na época em que atuava na educação, Dionite tinha o sonho de fazer o uniforme dos alunos, porém os recursos da escola eram limitados. “São crianças em situação de vulnerabilidade social, por isso seria difícil pagarem as camisetas. Tínhamos que arrecadar recursos e, às vezes, precisávamos ajudar e doar para alguns estudantes”, recorda. Por isso, quando a atual diretora da unidade escolar entrou em contato com a loja Dionite se emocionou. “Ela disse que lembrava do meu sonho das camisetas e confirmou que iria realizá-lo. Então, proporcionados um valor bem acessível e já é a terceira vez que fazemos”, comenta.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional